Desenvolvimento Regional

Comissão aprova ampliação da área de atuação da Codevasf no Pará

A proposta que contou com parecer favorável do senador Beto Faro segue para análise da Câmara dos Deputados

Alessandro Dantas

Comissão aprova ampliação da área de atuação da Codevasf no Pará

Proposta relatada pelo senador Beto Faro segue para análise da Câmara dos Deputados

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou, em caráter terminativo, o Projeto de Lei (PL 5.372/2020), que amplia a área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O objetivo é incluir 46 municípios do Pará ainda não atendidos pela companhia.

A proposta que contou com parecer favorável do senador Beto Faro (PT-PA) segue para análise da Câmara dos Deputados — a não ser que haja recurso para votação no plenário do Senado.

A iniciativa busca atender regiões do Pará com os mais baixos índices de desenvolvimento humano e econômico do país, como o Marajó e o Baixo Amazonas.

De acordo com o texto, apenas no Marajó 14 dos 16 municípios estão entre aqueles com os piores IDHs do Brasil, e mais da metade da população vive em situação de pobreza. Dados apresentados pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) apontam que, em 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) da região do Marajó representava apenas 3,2% do PIB estadual, sendo a administração pública e a agropecuária suas principais atividades econômicas.

De acordo com a proposta, essa ampliação da área de atuação da Codevasf não implicará aumento de gastos públicos.

O conhecimento técnico e a experiência da Codevasf, segundo o autor, podem contribuir para o aproveitamento sustentável dos recursos naturais da região, com a geração de empregos e melhoria das condições de vida das populações locais.

“É importante reiterar a contribuição da Codevasf para o desenvolvimento econômico e social das regiões em que atua. Suas ações são especialmente importantes em territórios carentes de infraestrutura, pois a companhia executa políticas públicas nas áreas de saneamento básico, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável”, relatou o senador Beto Faro.

Com informações da Agência Senado

To top