Primeira Infância

Comissão de Educação aprova atendimento especializado a crianças de até 3 anos 

Proposta de autoria da deputada Erika Kokay cria política com objetivo de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças desta faixa etária

Agência Brasil

Comissão de Educação aprova atendimento especializado a crianças de até 3 anos 

As ações do programa priorizarão bebês com deficiência, que necessitam de atendimento especializado ou que tenham nascido em condição de risco

Projeto da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) que determina a criação da Política Nacional de Atendimento Educacional Especializado a Crianças de Zero a Três Anos (Precoce) foi aprovado pela Comissão de Educação (CE) do Senado nesta terça-feira (23/4). Agora, o texto será votado pelo plenário. 

O Projeto de Lei 2650/2022 modifica o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016) para criar uma política com objetivo de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças até 3 anos. 

As ações do programa priorizarão bebês com deficiência, que necessitam de atendimento especializado ou que tenham nascido em condição de risco, como os prematuros e diagnosticados com transtornos neurológicos. 

Para identificar precocemente necessidades específicas e promover o potencial dessas crianças, o projeto estabelece que elas contarão com atendimento prioritário nos programas de visita familiar. Além disso, a oferta de serviços e recursos educacionais também será prioritária para esse grupo. 

As atividades do Precoce devem estar alinhadas a uma perspectiva inclusiva e ao processo de aprendizagem global das crianças. Para executar as ações educacionais, a proposta prevê a criação de espaços adequados às necessidades das crianças. Na implementação do programa, haverá cooperação entre diferentes áreas da educação e, preferencialmente, o auxílio dos serviços de saúde e assistência social. 

O relator da proposta, senador Confúcio Moura (MDB-RO), aponta que o Censo Escolar da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), contabilizou cerca de 96 mil crianças com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotação, matriculadas em creches em 2023. A rede pública de educação acolhe 95% desses alunos. 

Com informações da Agência Senado

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