Donizeti, vice-presidente da CPI do Carf, presidiu a reunião que pediu as quebras de sigiloOs integrantes da CPI do Carf no Senado aprovaram, nesta quinta-feira (16), as quebras dos sigilos bancários e telefônico do atual presidente da Mitsubishi Brasil, Robert Rittscher, e do ex-presidente da empresa, Paulo Arantes Ferraz. Na semana passada, Rittscher deu depoimento para os senadores sobre a relação da Mitsubishi com o esquema de corrupção dentro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
As investigações envolvendo a Mitsubishi referem-se à redução pelo Carf de uma dívida da empresa com o Fisco de R$ 266 milhões para menos de R$ 1 milhão. Para acompanhar o caso, a empresa automotiva contratou a consultoria Marcondes & Mautoni, investigada pela Operação Zelotes, da Polícia Federal, como uma das intermediárias no esquema de propinas envolvendo empresas e funcionários do conselho para reduzir ou extinguir multas milionárias.
Documentos obtidos pela Polícia Federal mostram que ex-conselheiros do órgão trocaram e-mails comentando o processo da Mitsubishi dias antes e depois do julgamento no conselho, instância que julga multas da Receita Federal a pessoas físicas e jurídicas.
As dúvidas em relação a Rittscher, por exemplo, devem-se à afirmação dele de desconhecer quaisquer atos ilícitos na gestão da empresa, em oitiva na CPI no dia 9 de julho.
A CPI também aprovou a quebra dos sigilos fiscal e bancário da Planeja Assessoria e da Alfa Atenas Assessoria Empresarial, que prestaram assistência, entre outras, à Mitsubishi em processos dentro do Carf. Ambas são investigadas pela Operação Zelotes e a suspeita é de que essas e outras consultorias, na prática, tenham atuado como intermediárias de propinas para membros do conselho.
A comissão ainda pediu acesso aos dados bancário e fiscal de Ezequiel Cavallari, Eduardo Ramos, Silvio Romão e Ricardo Rett. A relação das empresas nas quais esses investigados tiveram ou continuam tendo participação societária também foi solicitado à Receita Federal.
A sessão foi conduzida pelo vice-presidente do colegiado, senador Donizeti Nogueira (PT-TO).
Carlos Mota
Leia mais:
Pimentel acredita que esquema montado no Carf pode ter achacado empresas
Comissão aprova requerimentos de Pimentel convocando empresários para depor
Ex-conselheiro do Carf fica ‘mudo’ em comissão
Senadores rejeitam convocar ex-ministros sem relação com a Operação Zelotes
Petistas querem mudar legislação que beneficia sonegadores fiscais
CPI aprova requerimentos de Pimentel convocando 39 conselheiros do Carf
Informações da Operação Zelotes são repassadas aos senadores
Senado investigará manipulação de julgamentos de sonegadores