Comissões

Comissão reconhece Círio de Nazaré do Maranhão como manifestação da cultura nacional

O PL 1.394/2023 reconhece como manifestação da cultura nacional o Círio de Nazaré realizado no bairro Cohatrac, em São Luís

Alessandro Dantas

Comissão reconhece Círio de Nazaré do Maranhão como manifestação da cultura nacional

Proposta relatada pelo senador Rogério Carvalho passará por turno suplementar de votação na CE

O Círio de Nazaré do Maranhão pode ser reconhecido como manifestação da cultura nacional. Projeto com esse objetivo foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura (CE), nesta terça-feira (13/8). O texto, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e terá uma segunda votação na comissão. Se aprovado e não houver recurso para votação em plenário, seguirá para sanção presidencial.

O PL 1.394/2023 reconhece como manifestação da cultura nacional o Círio de Nazaré realizado no bairro Cohatrac, em São Luís, capital maranhense. O culto a Nossa Senhora de Nazaré começou na Europa, e, no Brasil, teve início em Belém, onde é realizado anualmente em outubro, há mais de dois séculos.

Em 1992, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada por missionários a todas as capitais brasileiras, e São Luís foi a primeira cidade visitada. Hoje, a procissão é uma das maiores manifestações religiosas do Maranhão, normalmente acompanhada por mais de cem mil fiéis.

Rogério Carvalho ressaltou ainda a existência de legislação estadual que reconhece a importância histórica e cultural da festividade e a inclui no calendário cívico oficial do estado.

“Acreditamos que o reconhecimento como manifestação da cultura nacional do Círio de Nazaré realizado na cidade de São Luís do Maranhão irá fortalecer a identidade cultural e espiritual da região, além de movimentar a economia local e promover nacional e internacionalmente a cidade, razões pelas quais somos favoráveis à iniciativa”, afirmou. 

Com informações da Agência Senado

To top