Confirmada jornada de 30 horas para psicólogos

A jornada de trabalho de 30 horas semanais para psicólogos foi confirmada na última quarta-feira (14) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em turno suplementar. Como houve modificações no texto original, o projeto retornará à Câmara dos Deputados, para nova análise.

Foi aprovado substitutivo do PLC 150/09, relatado pela senadora Marta Suplicy (PT-SP). Segundo ela, há uma tendência de redução da jornada de trabalho para profissionais de saúde, e a medida teria respaldo em leis federais e estaduais já aprovadas nessa direção, bem como em propostas similares em tramitação no Congresso e até em orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Também foi aprovada na reunião da CAS a realização de uma audiência pública para debater e encontrar possíveis soluções para o problema da falta de vagas para pacientes críticos nos hospitais. Para o debate, serão convidados representantes do Ministério da Saúde, do Ministério Público, do Conselho Federal de Medicina, da Federação Nacional dos Médicos, da Associação Médica Brasileira e da Associação de Medicina Intensivista Brasileira.

Medicamentos
Ficou para a próxima semana a votação de projeto que determina a inclusão dos medicamentos de uso humano e veterinário entre os produtos sujeitos ao sistema de logística reversa – que trata da coleta e restituição dos resíduos sólidos às empresas para reaproveitamento e destinação final ambientalmente adequada.

O PLS 148/11, do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), estava na pauta da CAS desta quarta, mas foi retirado a pedido do relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Ele alegou ter recebido, nesta semana, novas informações do Ministério do Meio Ambiente, que precisam ser analisadas antes de colocar o parecer em votação.

Com informações da Agência Senado

To top