Lula Livre

Congressistas dos EUA revelam preocupação com democracia

Parlamentares enviaram carta ao Secretário de Estado em que alertam que o país está em risco após a eleição de Bolsonaro, em pleito que Lula foi impedido de participar
Congressistas dos EUA revelam preocupação com democracia

Foto: Divulgação

Parlamentares dos Estados Unidos escreveram uma carta em que demonstram preocupação com a democracia brasileira. O documento, que foi assinado por 30 membros do Congresso, foi entregue ao Secretário de Estado, Michael Pompeo, na segunda-feira (4). O congressistas estadunidenses lembraram que a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) só foi possível após Lula ter sido impedido de concorrer.

Eles ainda destacaram a sucessão de ataques que o sistema democrático brasileiro vem sofrendo e citam a prisão do ex-presidente Lula, meses antes das Eleições 2018. “Luiz Inácio Lula da Silva – amplamente reconhecido como o líder político mais popular no Brasil – foi impedido de concorrer em circunstâncias polêmicas que colocam em risco o direito do povo do Brasil de escolher livremente seu presidente”, criticam.

A carta alerta sobre ameaças aos direitos das mulheres, LGBTs, ativistas e outras minorias, que já começaram a viver retrocessos com medidas aprovadas por Bolsonaro e ações respaldadas pelo seu discurso de ódio. “Estamos profundamente preocupados que, ao atacar direitos políticos e sociais duramente conquistados, Bolsonaro esteja pondo em perigo o futuro democrático do Brasil a longo prazo”, diz o texto.

Confira a íntegra da carta

To top