Consórcio Nordeste

Consórcio defende manutenção da Petrobras na região Nordeste

Senador Jean Paul Prates afirmou que política de desinvestimentos da Petrobras prejudica desenvolvimento econômico da região
Consórcio defende manutenção da Petrobras na região Nordeste

Foto: Assessoria do senador Jean Paul Prates

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste se reuniu, nessa segunda-feira (16), em Natal e discutiu, dentre outras coisas, a permanência da Petrobras na região, a reforma tributária e a aprovação do projeto que transforma o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em política de Estado.

A ex-senadora Fátima Bezerra (PT), atual governadora do Rio Grande do Norte, afirmou que um dos focos do grupo é a realização de uma “reforma tributária justa e solidária que responda ao principal drama do País que é o desemprego”.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) falou dos impactos negativos da atual política de desinvestimentos da Petrobras na região Nordeste. “A redução dos investimentos da Petrobras tem papel decisivo na retração do Produto Interno Bruto nacional e regional”, disse o senador.

Jean Paul citou ainda estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrando que a redução de cada R$ 1 bilhão no investimento da Petrobras pode impactar negativamente o PIB em R$ 2,4 bilhões.

“Privatizações como essa não estimulam investimentos porque seu resultado é a mera troca de propriedade dos ativos. No caso das subsidiárias da Petrobras, vendê-las não envolve compromisso com a ampliação de investimentos, mesmo com lucratividade garantida para quem compra”, disse.

Foto: Assessoria do senador Jean Paul Prates

Confira a carta dos governadores

Leia mais:

Jean Paul defende Petrobras e sensibiliza governadores em reunião do Consórcio Nordeste

Consórcio do Nordeste acerta a primeira compra coletiva

To top