Consórcio Nordeste

Consórcio defende manutenção da Petrobras na região Nordeste

Senador Jean Paul Prates afirmou que política de desinvestimentos da Petrobras prejudica desenvolvimento econômico da região
:: Rafael Noronha17 de setembro de 2019 10:27

Consórcio defende manutenção da Petrobras na região Nordeste

:: Rafael Noronha17 de setembro de 2019

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste se reuniu, nessa segunda-feira (16), em Natal e discutiu, dentre outras coisas, a permanência da Petrobras na região, a reforma tributária e a aprovação do projeto que transforma o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em política de Estado.

A ex-senadora Fátima Bezerra (PT), atual governadora do Rio Grande do Norte, afirmou que um dos focos do grupo é a realização de uma “reforma tributária justa e solidária que responda ao principal drama do País que é o desemprego”.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) falou dos impactos negativos da atual política de desinvestimentos da Petrobras na região Nordeste. “A redução dos investimentos da Petrobras tem papel decisivo na retração do Produto Interno Bruto nacional e regional”, disse o senador.

Jean Paul citou ainda estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrando que a redução de cada R$ 1 bilhão no investimento da Petrobras pode impactar negativamente o PIB em R$ 2,4 bilhões.

“Privatizações como essa não estimulam investimentos porque seu resultado é a mera troca de propriedade dos ativos. No caso das subsidiárias da Petrobras, vendê-las não envolve compromisso com a ampliação de investimentos, mesmo com lucratividade garantida para quem compra”, disse.

Foto: Assessoria do senador Jean Paul Prates

Confira a carta dos governadores

Leia mais:

Jean Paul defende Petrobras e sensibiliza governadores em reunião do Consórcio Nordeste

Consórcio do Nordeste acerta a primeira compra coletiva

Leia também