Constrangida com caso Donadon, Ângela quer voto aberto

Senadora defende aprovação da emenda do senador Paulo Paim que acaba com o voto secreto.

Constrangida com caso Donadon, Ângela quer voto aberto

angela_ee736073f6

“Distanciamento ainda maior
surge entre o Congresso, que
não o puniu apesar de sentença
judicial transitada em julgado,
e a opinião pública”

A senadora Ângela Portela (PT-RR) reagiu, nesta terça-feira (03), em plenário, ao resultado da sessão da Câmara dos Deputados que, na semana passada, manteve o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO). Para a senadora, o resultado gerou um enorme constrangimento, já que o parlamentar condenado à prisão já está detido.

“Fica evidente o confronto entre o Judiciário, que aplicou pena privativa de liberdade, e o Legislativo, que manteve seu mandato, mesmo sem ter reais condições de exercê-lo. Distanciamento ainda maior surge entre o Congresso, que não o puniu apesar de sentença judicial transitada em julgado, e a opinião pública. A rejeição à postura dos parlamentares foi imediata. É possível prever que a imagem do Poder Legislativo saiu muito arranhada do episódio”, ressaltou.

Para a senadora, o fim do voto secreto seria uma iniciativa fundamental para dar mais transparência ao trabalho do Legislativo e estreitar a relação entre o representante e o representado.

“Considero altamente provável que, caso já prevalecesse a transparência proporcionada pelo fim do voto secreto, seria outro o resultado da votação do parecer pela cassação. A verdade é que, à medida em que avançamos no processo de consolidação da democracia brasileira, não há mais como preservar o anacronismo representado pelo voto secreto”, disse.

Ângela Portela também mencionou a iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS), autor da PEC 50/2006, como uma das propostas que poriam fim ao voto secreto nas votações do Congresso Nacional.

“Acredito que teremos a oportunidade de evitar que se repitam decisões desastradas, do ponto de vista ético e do ponto de vista institucional. Para isso será indispensável acabarmos com o voto secreto, assim como será altamente recomendável atendermos às cobranças do eleitorado e nos aproximarmos cada vez mais da opinião pública”, salientou.

Leia mais:

Voto aberto: Bancada do PT fecha apoio à proposta de Paim

 “Uma afronta”, diz Pinheiro, sobre votação que manteve mandato

 Ângela Portela defende voto aberto no Congresso

To top