Pesquisa eleitoral

CUT/VOX: Lula vence eleições no primeiro turno

Pesquisa mostra que petista derrota adversários em todas as regiões do país, entre todos os sexos, todas as escolaridades e todas as rendas
CUT/VOX: Lula vence eleições no primeiro turno

Foto: Divulgação

A pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta segunda-feira (28) mostra um massacre: além de Lula vencer no primeiro turno, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente derrota os adversários em todo e qualquer cenário.

Segundo o levantamento, Lula derrotaria os demais pré-candidatos à presidência da República mesmo no segundo turno. O documento mostra cenários contra Jair Bolsonaro, com 47% a 16% a favor do petista, Marina (45% a 14%) e Geraldo Alckmin (47% a 11%).

A situação é tão confortável para o petista que ele vence em qualquer cenário simulado: votos espontâneos e estimulados; homens e mulheres; jovens, adultos e idosos; ensinos fundamental, médio e superior; e rendas (seja até dois salários mínimos, entre dois e cinco salários e acima de cinco salários).

Lula também tem larga vantagem por região, vencendo no Centro-Oeste/Norte, Nordeste, Sudeste e Sul – tanto nos votos estimulados quanto espontâneos.

O diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, chama a atenção para o desempenho pífio dos candidatos ligados a Michel Temer (MDB-SP).

“Apesar do proselitismo de parte da imprensa brasileira, eles patinam em índices muito baixos. Entre eles, o que mais chama a atenção é o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB-SP), que está aquém do que alcançaram outros candidatos tucanos no passado”.

“Parece que a opinião pública não perdoa o comportamento do partido de 2014 para cá”, diz Coimbra.

Ao todo, foram entrevistadas 2 mil pessoas em 121 municípios, entre os dias 19 e 23 de maio. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Nas redes sociais, senadores e senadoras do PT repercutiram a pesquisa:

 

Confira o levantamento na íntegra

To top