O governo Lula está só começando e já conta com a aprovação de 38% dos brasileiros, além de ser considerado no mínimo regular por outros 30%. Os números, divulgados no sábado (1º) pela pesquisa Datafolha, apontam ainda que o presidente age bem ao pressionar pela queda de juros.
A redução da taxa de juros, atualmente em 13,75%, tem sido cobrada constante por Lula ao atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto – indicado pelo governo Bolsonaro. Para Paulo Paim, diminuir esse índice é fundamental para o desenvolvimento do país.
“Para 80% dos entrevistados, o presidente Lula está certo em pressionar pela redução da taxa de juros. Hoje, a Selic está em 13,75%, uma das mais altas do mundo. Baixar os juros é estratégico para o aumento da produção e da geração de emprego e renda”, explicou o parlamentar.
Entre os que concordam com Lula, os maiores estratos de apoio estão entre os desempregados (91%) e os que ganham até dois salários mínimos.
A mesma pesquisa mostra ainda que 71% dos consultados afirmaram que a taxa básica de juros está mais alta do que deveria. Até mesmo os eleitores de Bolsonaro têm a mesma visão, somando 77% deste público entre os que acreditam se tratar de um índice acima do aceitável.
“A população está com o presidente. O governo que começou com ótimas notícias e ações concretas ainda apoia o presidente na luta contra os juros abusivos no país. É preciso haver bom senso para o momento que vivemos, onde o baixo crescimento econômico também é fruto da falta de investimentos devido à taxas impeditivas. O foco agora é pensar no futuro da Nação, não em brigas ideológicas ou pelo poder”, afirmou o senador Beto Faro.
Outro dado do instituto mostra que 50% dos entrevistados acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom no futuro, além disso, outros 27% acreditam que será regular, com apenas 21% com a avaliação de uma possível gestão ruim ou péssima.
Comportamento
O comportamento de Lula também foi elogiado: para 61% dos entrevistados pelo instituto afirmam que o presidente se comporta sempre ou quase sempre como deveria.
Esta é a primeira pesquisa feita no terceiro mandato do petista, que avalia os três primeiros meses de governo. Ao todo, 2.028 pessoas foram entrevistadas pelo Datafolha entre os dias 29 e 30 de março, em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.