Desaceleração da economia do Nordeste preocupa Walter Pinheiro

Pinheiro: É a primeira vez que a Bahia apresenta números negativos na geração de postos de trabalho nos últimos oito anosPreocupado com o desaquecimento da economia dos estados do Nordeste, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) pediu, nesta terça-feira, que o governo federal volte seus olhos para a região. Os baixos índices de geração de novos postos de trabalho, a crise de energia por conta de problemas com o abastecimento de água e a queda nas vendas de automóveis – setor em que o Nordeste investiu de forma maciça criam, segundo o parlamentar,  um “ambiente de dificuldades”.

A crise energética e hídrica é evidente no Nordeste, afirmou o senador, lembrando que a questão impacta a agricultura e a indústria, afetando os índices de geração de empregos.

 “No caso da Bahia, é a primeira vez que a gente apresenta números negativos na geração de postos de trabalho nos últimos oito anos”, relatou, pedindo uma atitude imediata. Sobre problemas com o abastecimento de água, lembrou que é necessário adotar políticas de revitalização e controle de poluição no rio São Francisco.

Como uma das saídas para o problema, ele pediu a retomada das obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).  Os investimentos em obras de infraestrutura poderiam, segundo o senador, garantir novos postos de trabalho e a retomada de atividade econômica. “Na semana passada, entramos de corpo e alma na energia do vento, nos leilões”, lembrou, argumentando que para a efetivação dos empreendimentos, o estado vai precisar da ajuda do BNDES.

Salvador

O prefeito de Salvador, Rui Costa, estará em Brasília nos próximos dias para buscar auxilio na solução da crise que se agravou por conta da enchente que afetou a economia e a normalidade da capital baiana na semana passada. Pinheiro relatou que as chuvas potencializaram problemas de infraestrutura e mobilidade urbana na cidade.

 

Leia mais:

Pimentel parabeniza Dilma por criação de fórum de debates sobre emprego

Presidente do Senado propõe pacto pela defesa do emprego no País

To top