Desemprego sobe 0,2% ante março de 2012. Renda cresceu 0,9%

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese) e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), mostrou alta de 0,2% na taxa de desemprego de março deste ano comparada com o mesmo período de 2012. Em março deste ano a taxa foi de 11%, enquanto no mesmo mês do ano passado foi de 10,8%.

Se for comparada com fevereiro, a taxa de desemprego registrou alta de 0,6% na taxa de desemprego nas sete regiões metropolitanas pesquisadas, subindo para 11% em março, ante 10,4% em fevereiro.

Na comparação com fevereiro do ano passado, o rendimento médio real dos ocupados cresceu 0,9% e o dos assalariados recuou 0,5%. O rendimento médio real dos ocupados caiu 0,3%, para R$ 1.578, em relação a janeiro. Já o rendimento médio real dos assalariados ficou em R$ 1.617, alta de 0,3% ante janeiro.

Desemprego
O contingente de desempregados no conjunto das sete regiões foi estimado em 2,439 milhões de pessoas, 128 mil mais que em fevereiro. A população economicamente ativa (PEA) das sete regiões ficou em 22,076 milhões de pessoas, 87 mil menos que em fevereiro. O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e no Distrito Federal.

Setores
Na comparação de fevereiro com março, o setor que mais demitiu foi a indústria de transformação, com 103 mil postos de trabalhos a menos (-3,5%). Ele foi seguido pela construção, que fechou 44 mil vagas (-2,8%), e pelo comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (- 75 mil, -1,9%).O emprego manteve-se estável no setor de serviços.
 

Confira a pesquisa do Dieese/Seade

Com informações do Dieese e G1

To top