Plenário

Dia da Consciência Negra deve se tornar feriado, cobra Paim

Senador cobrou análise da proposta por parte dos deputados. Projeto foi aprovado no Senado ainda em 2021
Dia da Consciência Negra deve se tornar feriado, cobra Paim

Foto: Alessandro Dantas

O senador Paulo Paim (PT-RS) cobrou na última quinta-feira (7),  a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei do Senado (PLS 482/2017), que torna feriado nacional o dia 20 de novembro, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. O texto foi aprovado pelo Senado em 2021 e aguarda análise por parte dos deputados.

“Aprovar esse feriado nacional é também, na prática, implantar as leis (10.639/2003 e 11.645/2008), que incluíram no currículo da rede de ensino as disciplinas História e Cultura Indígena e Afrobrasileira”, disse.

Paim aproveitou para lembrar que a Sociedade Floresta Aurora, de Porto Alegre, completa 150 anos de fundação no dia 31 de dezembro. O senador destacou que essa foi a primeira entidade de negras e negros criada no Rio Grande do Sul e tinha como objetivo dar apoio às pessoas escravizadas nos primeiros passos após a libertação, na busca por moradia e acesso à alimentação e outras ações necessárias à promoção da igualdade racial.

“A Sociedade Floresta Aurora continua ativa até os dias de hoje e tem como um dos membros o único líder vivo do grupo que criou o Dia Nacional da Consciência Negra, doutor Antônio Carlos Cortês, parceiro de Oliveira Silveira, de Ilmo da Silva, de Vilmar Nunes, de Jorge Antônio dos Santos e de Luís Paulo Assis Santos na criação dessa nobre data”, lembrou.

To top