Dilma: “Brasil já exterminou a miséria visível”

A miséria visível, atestada pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), acabou. “Não estamos dizendo que não existem mais brasileiros extremamente pobres ou destituídos da condição de vida digna. Infelizmente ainda existem. Nós sabemos disso. É necessário incluí-los para que recebam o beneficio a que têm direito”. Assim a presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira (19/02), em cerimônia no Palácio do Planalto, que mais 2,5 milhões de brasileiros passam a ser beneficiários do Programa Bolsa Família. Eles eram os últimos que ainda permaneciam em situação de extrema pobreza, segundo dados do MDS.

Com a medida, não existirá mais, no Bolsa Família, nenhuma família com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa. Este é o valor adotado como referência no Plano Brasil Sem Miséria e representa o primeiro passo para que essas famílias possam superar a situação de extrema pobreza, que envolve outras variáveis além da renda. A complementação de renda para esses novos beneficiários terá investimento de R$ 773 milhões em 2013. O pagamento será iniciado em março. Desde o lançamento do Brasil Sem Miséria, em junho de 2011, 22 milhões de brasileiras foram retirados da extrema pobreza.

A estimativa, no entanto, é de que ainda existam milhares de brasileiros que não foram identificados e cadastrados nos programas sociais , mas que ainda vivem em situação de miséria. “Precisamos acabar com a miséria invisível, que insiste em se esconder de nossos olhos”, disse a presidenta, que conclamou todos os brasileiros a participar de “um grande campeonato pela igualdade em nosso País”. O grande desafio agora, segundo Dilma, é preencher todas as lacunas do Cadastro Único.

Força simbólica
A presidenta afirmou que a ampliação do Brasil Sem Miséria tem “força simbólica” e é um dos mais importantes atos de seu governo. “Nesta sala eu já assinei vários atos. Já tive a honra e a alegria de participar de vários e importantes lançamentos, atividades para o País e para diferentes setores sociais. Mas tenho certeza que nenhum deles tem a força simbólica e o efeito imediato deste ato que hoje assino. Com ele, o Brasil vira uma página decisiva na nossa longa história de exclusão social”, disse.

semmiseria_2

“Precisamos acabar com a miséria
invisível, que insiste em se esconder
de nossos olhos”

Segundo ela “só pode celebrar um fato dessa magnitude um País que teve a capacidade e a competência de construir uma tecnologia social de combate à miséria que agora é exportada”

 

Dilma citou o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a primeira gestão federal a “trazer a questão social para o centro do debate nacional”. Ela disse que, após erradicar a miséria, o Brasil precisa alcançar outras metas, como emprego de qualidade. “Estamos virando uma página decisiva na nossa longa história de exclusão social que tem a marca perversa da escravidão. Outras páginas precisam ser viradas. Como acesso a emprego de qualidade, por isso, os cursos de capacitação”, antecipou

 

Busca ativa
Desde sua criação, em junho de 2011, o Brasil Sem Miséria, por meio de um mecanismo chamado “busca ativa”, localizou 2,84 milhões de pessoas vivendo em condição de extrema pobreza. Elas foram incluídas no cadastro e passaram a receber o benefício, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social. A ministra Tereza Campello afirmou que o Governo não descuidará da busca de mais famílias que vivam em situação de miséria. “Estamos trabalhando muito para isso. Procurar todos os brasileiros que devem fazer parte do Cadastro Único”, disse

 

Durante a cerimônia, a ministra disse que o grande diferencial do Bolsa Família é a possibilidade de chegar a todos os municípios do Brasil .Ela pediu a ajuda de todos os prefeitos para encontrar pessoa que ainda precisam ter acesso aos benefícios sociais. “Já localizamos mais de 800 mil famílias e, juntos com os prefeitos eleitos, temos ambição de localizar mais 700 mil”, disse

 

O governador de Sergipe, Marcelo Deda (PT), representou os governadores presentes na cerimônia. Ele lembrou o início dos governos petistas e o lançamento dos programas sociais e comemorou os bons resultados. “Nenhuma sociedade é civilizatória se ignora milhões de pessoas aprisionadas pela miséria e não há como falar em prosperidade quando milhões passam fome e vivem como órfãos da sociedade”,resumiu.

 

E complementou: “Hoje é um dia histórico para a Nação e para aqueles que integram o Governo, porque hoje comemoramos o êxito de 22 milhões de brasileiros já resgatados da miséria”.

Giselle Chassot


Acesse a apresentação da ministra Tereza Campello

 

Leia mais:

Um Brasil sem miséria é possível, sim – Por Ricardo Berzoini
 

PT intensifica políticas públicas e transforma realidade do País

Brasil Sem Miséria avança na redução da extrema pobreza

To top