Dilma comemora 10 anos do Programa com recepção a atletas do Pan e Parapan

Dilma comemora 10 anos do Programa com recepção a atletas do Pan e Parapan

Dilma: “Os esportes coletivos mostram que é possível sofrer derrotas, dificuldades no caminho, mas o atleta levanta e segue em frente”A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira (27), durante evento com atletas brasileiros que participaram dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, em Toronto, que o governo federal vai continuar investindo “de forma determinada e consistente” no desenvolvimento do esporte nacional.

Dilma ressaltou que o esporte ensina os atletas a respeitarem o resultado da disputa, mesmo que o adversário vença. “Os esportes coletivos mostram (…) que é possível sofrer derrotas, dificuldades no caminho, mas o atleta levanta e segue em frente. E respeita também o resultado do outro atleta que é o vencedor”.

De acordo com a presidenta, os investimentos do governo pretendem assegurar que o principal legado das Olimpíadas de 2016 seja a formação de atletas de alto rendimento. “Vocês representam o Brasil nos pódios e isso é uma afirmação da força do País, do povo e da nossa capacidade de luta e de superação”, elogiou.

43 mil bolsas

A presidenta participou nesta quinta de cerimônia de comemoração aos 10 anos do Programa Bolsa Atleta. Criado durante a gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje o Bolsa atende a 78% dos atletas que participaram do Pan e do Parapan neste ano em Toronto, Canadá. Segundo o governo, o programa já beneficiou 17 mil atletas com 43 mil bolsas. O Bolsa Atleta chega aos dez anos com resultados expressivos dos atletas brasileiros em diversas competições. Mais importante do que isso, é uma promoção de oportunidades e um incentivo ao desenvolvimento dos atletas.

Dilma parabenizou a delegação pelas conquistas. “As conquistas de vocês nos inspiram”, disse. “Sempre é comovente ver histórias de superação e todos os atletas têm uma. Eles são exemplo de conduta, de vida e de compromisso com a ética”.

O Brasil encerrou a participação nos jogos Pan-Americanos de Toronto em terceiro lugar no quadro geral de medalhas. Nesta edição, os brasileiros conquistaram 41 medalhas de ouro, 40 de prata e 60 de bronze, totalizando 141. Em primeiro e segundo lugares ficaram os Estados Unidos com 265 medalhas (103 ouros, 81 pratas e 81 bronzes), seguidos do Canadá, com 217 (78 ouros, 69 pratas e 70 bronzes).

Mais de 70% dos competidores brasileiros são bolsistas do Ministério do Esporte.

Nos jogos Parapan-Americanos, o desempenho do Brasil foi ainda melhor. A delegação brasileira teve a campanha mais vitoriosa na competição com 257 medalhas conquistadas, que garantiram o primeiro lugar no pódio. Foram 109 ouros, 74 pratas e 74 bronzes. Na segunda e terceira posição, ficaram Canadá e Estados Unidos, respectivamente, com 135 e 113 medalhas no total.

O Ministério do Esporte tem, ainda, dois convênios ativos com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O primeiro deles, de R$ 38 milhões, é destinado à preparação e treinamento de seleções permanentes em 16 modalidades. O outro convênio, de R$ 1,8 milhão, foi destinado a propiciar a participação da missão brasileira nos Jogos Parapan-americanos de Toronto 2015.

Bolsa Atleta

Criado em 2005, o programa é o maior de patrocínio individual de atletas no mundo. Os beneficiários são atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais.

Seis categorias são beneficiadas pelo Bolsa Atleta, com prioridade para os desportistas que compõem os programas de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Com informações da Agência PT e do Blog do Planalto

Leia mais:

Avança projeto para técnicos terem benefícios do Bolsa Atleta

Dilma: Governo quer melhores condições para os atletas

Vitória: todos medalhistas paraolímpicos são do Bolsa-Atlet

 

 

To top