Documentário com Paim estreia no Festival do Rio

O senador Paulo Paim assiste amanhã, 10, no Festival do Rio (Mostra Prèmiere), no Cine Odeon, às 19h, a primeira exibição de “Raça”, do brasileiro Joel Zito Araújo e da norte-americana Megan Mylan. O longa-metragem aborda o debate sobre a identidade social e racial do país.

Os diretores acompanharam por cinco anos três personalidades negras que estão – cada uma a seu modo – na linha de frente pela igualdade de direitos: Paulo Paim, único negro no Senado; Netinho de Paula, cantor; e Miúda dos Santos, neta de escravos.

“Queremos utilizar o poder do cinema, de uma história bem contada, para discutir como um Brasil moderno pode ser um país que valoriza a diversidade e a inclusão”, diz Megan Mylan, vencedora do Oscar 2008 com o documentário SmilePinki.

Paulo Paim avisa que o coração já está batendo forte. “Confesso que estou um pouco ansioso, mas feliz da vida aguardando apenas que as luzes da sala de cinema se apaguem”, relata.

Ganhador de oito Kikitos (Gramado 2004), com “As filhas do Vento”, Joel Zito diz que “a ideia por trás da escolha dos personagens foi mostrar histórias que contemplassem a diversidade de renda e gênero no universo específico da população negra brasileira”, explica.

Assista ao trailer do documentário “Raça”

To top