economia

Efeito Lula: venda de veículos novos bate recorde no 1º trimestre de 2025

De acordo com dados da Fenabrave, foram comercializadas 1,08 milhão de unidades nos três primeiros meses do ano

Ricardo Stuckert

Efeito Lula: venda de veículos novos bate recorde no 1º trimestre de 2025

Lula e Alckmin: setor automotivo volta a ficar aquecido após desastre do governo anterior

As vendas de veículos novos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários) bateram recorde no primeiro trimestre de 2025, registrando o maior patamar desde 2008. Foram comercializadas 1,08 milhão de unidades nos três primeiros meses do ano, resultado 8% superior ao observado no mesmo período de 2024. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A Fenabrave contabilizou 517,7 mil unidades de automóveis e comerciais leves vendidas no primeiro trimestre, alta de 7,1% em relação ao mesmo período de 2024. Tais índices só foram obtidos em abril, considerando o acumulado do ano passado.

“Faz o L!”: Brasil lidera crescimento no mercado automotivo global em 2024

O bom desempenho mostra que a demanda segue aquecida. Apesar dos desafios no crédito, há um ritmo sustentado de crescimento”, aponta Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.

Melhor primeiro trimestre da história

O número de motocicletas vendidas no primeiro trimestre deste ano também foi o maior da história do país: 473,9 mil unidades, total 9,6% superior ao verificado no mesmo período de 2024.

“A motocicleta se consolidou como solução de mobilidade e ferramenta de trabalho no Brasil. Este é o melhor primeiro trimestre da história do segmento em nosso país”, comemorou Arcelio.

Efeito Lula: venda de 264,9 mil veículos em outubro é recorde em dez anos

Por meio das redes sociais, o deputado federal Lindbergh Farias (RJ), líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, fez referência ao famoso “efeito Lula” sobre a economia do país. “O número de vendas de veículos novos no primeiro trimestre de 2025 é o maior desde 2008. Foram mais de 1 milhão de automóveis vendidos”, publicou.

To top