João Valadares

O Partido dos Trabalhadores encerrou no último final de semana, em Salvador (BA), a programação em comemoração aos seus 46 anos reafirmando, na prática, os pilares que marcaram sua trajetória desde a fundação: inclusão social, fortalecimento da democracia e desenvolvimento com justiça social.
O encontro, que reuniu lideranças históricas, militantes e representantes de todo o país, fez um elo entre a história do partido e o atual momento do Brasil sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, com a retomada de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades, à ampliação da participação popular no orçamento e à melhora consistente dos principais indicadores econômicos e sociais.
Ao longo dos debates e atividades realizadas na capital baiana, dirigentes e parlamentares destacaram que os avanços registrados no país dialogam diretamente com a identidade construída pelo PT desde os anos 1980, quando o partido surgiu para dar voz a trabalhadores, movimentos sociais e parcelas historicamente excluídas da política institucional.
Essa concepção, segundo os participantes, se traduz hoje em ações do governo Lula que recolocaram o combate à fome no centro da agenda nacional, ampliaram o acesso a renda, educação, moradia e saúde e fortaleceram instrumentos de participação popular, ao mesmo tempo em que o Brasil voltou a crescer, gerar empregos e reduzir desigualdades.
O senador Humberto Costa (PT-PE) ressaltou que a celebração dos 46 anos do PT simboliza a continuidade de uma trajetória marcada pela defesa da democracia e pelos compromissos históricos com o povo brasileiro.
“46 anos de luta pela democracia, pelo povo brasileiro, pelo nosso país. Estamos mais fortes do que nunca e unidos em torno de Lula para a construção de um novo e extraordinário mandato de mudanças para o nosso povo. Viva o PT, viva Lula, viva o Brasil”, afirmou.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) também destacou o significado político e histórico da data e reafirmou apoio ao projeto liderado pelo presidente Lula. “Eu estou com o presidente Lula e com todas e todos que caminham ao seu lado para fortalecer o nosso país e defender o nosso povo. Viva o PT e os 46 anos de história na construção de um Brasil mais justo e solidário”, declarou.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) ressaltou sua trajetória pessoal ligada à história do partido e o papel transformador do PT ao longo das últimas décadas. “Estou em Salvador participando das celebrações dos 46 anos do PT. Sou militante desde que era estudante de medicina, forjado na luta coletiva, e tenho muito orgulho de ser senador por esse partido que transformou o Brasil e segue fazendo história”, afirmou.
O PT faz
Nesse último mandato, o presidente Lula teve de reconstruir diversos programas sociais e políticas públicas que passaram por um processo de desestruturação ao longo dos últimos anos. E o resultado comprova o trabalho exitoso do PT nas mais diversas áreas, com impacto direto na vida do cidadão. Abaixo, confira alguma das medidas implementadas nos últimos anos pelo PT:
– Isenção e reforma do Imposto de Renda (IR)
Uma das mudanças tributárias mais recentes foi a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para rendimentos de até R$ 5 mil por mês, beneficiando milhões de contribuintes e que, recentemente, entrou em vigor, além de reduções gradativas para quem recebe até R$ 7.350.
– Bolsa Família
Programa de transferência de renda voltado a famílias em situação de vulnerabilidade, retomado com ajustes e foco na redução da pobreza e da desigualdade. O programa já beneficiou milhões de famílias e continua sendo um dos pilares da política social.
Os números falam mais alto: governo Lula tirou milhões de brasileiros da miséria
– Menor desemprego da história recente
O Brasil registrou índices recordes de ocupação e redução do desemprego nos últimos anos, com milhões de brasileiros empregados — dado usado pelo governo como indicador de retomada econômica e inclusão produtiva.
Brasil atinge menor taxa de desemprego da história
– Pé-de-Meia
Programa de incentivo à educação para estudantes do ensino médio público incluídos no CadÚnico, com apoio financeiro mensal, bônus e estímulos ligados ao desempenho escolar (como o Enem).
– Minha Casa, Minha Vida
Programa de habitação popular foi ampliado com o objetivo de atender famílias de baixa e média renda, incluindo facilitação de crédito e crescimento das faixas de renda cobertas, além de políticas específicas para beneficiários do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Lula entrega 1.276 unidades do Minha Casa, Minha Vida no RS
– Farmácia Popular
Programa de distribuição de medicamentos essenciais passou por uma restruturação e ampliação da lista de itens gratuitos, beneficiando milhões de brasileiros e reduzindo gastos diretos com saúde.



