Um balanço de um Brasil que, nos últimos dois anos, teve crescimento do PIB acima de 3% casado com o menor índice de desemprego da série histórica. Uma nação com geração de 3 milhões de vagas com carteira assinada e recorde de mais de 100 milhões de brasileiros atuando no mercado de trabalho. Um país que alia responsabilidade fiscal a salário mínimo reajustado acima da inflação e celebra a saída de 24,4 milhões de brasileiros do Mapa da Fome.
A Mensagem Presidencial ao Congresso, entregue nesta segunda-feira (3/2) ao Parlamento, reúne conquistas, desafios e prioridades do Executivo.
No texto, o presidente Lula reiterou uma de suas principais promessas de campanha em 2022, a isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês.
“A intenção é continuar promovendo medidas de justiça tributária, tais quais foram iniciadas com as imposições de imposto de renda sobre fundos exclusivos e offshore. Essa reforma será mais ampla e ajudará o Brasil a lutar pela redução das desigualdades, luta essa que é marca deste governo. Merecerá especial atenção a isenção de imposto de renda das pessoas que ganham até R$ 5 mil, compromisso assumido na campanha de 2022, e que será objeto de proposta a ser enviada ao Congresso Nacional em 2025”, expõe.
Além disso, o chefe do Poder Executivo colocou a defesa de alimento saudável, “com qualidade, preço acessível e em quantidade adequada” entre os compromissos de seu mandato.
Em outro trecho da mensagem, lida pelo deputado federal Carlos Veras (PT-PE), o presidente reafirma o compromisso do governo de não se afastar do compromisso de robustez fiscal.
“Em 2025, a redução da inflação deverá continuar, amparada pelo desempenho mais positivo esperado para a safra de grãos, as tarifas de energia elétrica e os combustíveis”, diz.
Mensagem Presidencial ao Congresso Nacional 2025
PT no Senado dará suporte à agenda do governo
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), destacou a qualidade da bancada para enfrentar os grandes debates e temas que estarão em discussão no Parlamento ao longo do ano.
O desafio do PT, segundo Rogério Carvalho, é garantir a presença do PT no debate político para que a agenda de transformações proposta pelo governo Lula possa avançar.
“A expectativa para este ano é que a gente consiga terminar a reforma tributária, aprovar projetos que ajudem a consolidar a institucionalidade democrática brasileira e as bases para um desenvolvimento econômico que gere emprego, renda e estabilidade na nossa sociedade”, destaca o líder.
Na avaliação do senador Humberto Costa (PT-PE), o foco da pauta legislativa neste ano deve ficar na agenda econômica. Dentre os pontos a serem abordados pelos parlamentares devem estar a análise do orçamento para 2025, a ampliação da isenção do IR, o debate acerca da proposta de redução da jornada de trabalho e a retomada da reforma tributária com foco na renda.
“Acredito que com relação a esses pontos, há entendimento com o Congresso Nacional e nós poderemos avançar”, resumiu Humberto.