Nesta sexta-feira (3) encerra-se o prazo de inscrição para o “Encontro de Parlamentares do PT – Contra o desmonte da Previdência”. O seminário será promovido pela bancada do PT na Câmara e acontecerá no dia 9 de março, em Brasília.
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet. Clique aqui para se inscrever.
O objetivo do encontro é informar, debater e mobilizar contra a proposta do atual governo para reformar a Previdência Social, que retira direitos dos trabalhadores.
Podem participar vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, gestores e dirigentes do Partido dos Trabalhadores de todo o País. Entidades da sociedade civil organizada interessadas no debate também poderão se inscrever pelo formulário disponível ao final da reportagem.
[blockquote align=”none” author=”Senadora Gleisi Hoffmann”]”Pela primeira vez na história, uma Constituição do Brasil tem no seu texto o direito do povo brasileiro à previdência, à assistência e à saúde. Foi uma grande conquista da nossa população, dos nossos trabalhadores. Mas agora tudo isso está ameaçado” [/blockquote]
“Pela primeira vez na história, uma Constituição do Brasil tem no seu texto o direito do povo brasileiro à previdência, à assistência e à saúde. Foi uma grande conquista da nossa população, dos nossos trabalhadores. Mas agora tudo isso está ameaçado”, critica a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), líder do PT no Senado.
Gleisi lembra que o atual governo protagonizou o fechamento do Ministério da Previdência e pretende acabar com o direito à aposentadoria. “Vamos lutar muito contra esse retrocesso. Esse evento do dia 9 é mais uma importante mobilização da bancada da Câmara e do Senado contra os desmandos desse governo”, enfatiza.
“Vamos fazer um grande encontro de vereadores, deputados e senadores para discutir a reforma da Previdência e principalmente para organizar a mobilização contra essa reforma que pretende acabar com as aposentadorias no Brasil”, convoca o líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP).
Profissionais de imprensa interessados na cobertura do evento poderão realizar o credenciamento no próprio local a partir das 8h30.
Reforma contra o trabalhador
Pela proposta apresentada por Temer, a idade mínima para se aposentar passa a ser de 65 para homens e mulheres, e o tempo mínimo de contribuição salta de 15 anos para 25 anos.
Na prática, isso significa que o trabalhador precisará contribuir 49 anos para assegurar o recebimento de 100% da aposentadoria. Isso porque o tempo mínimo de contribuição de 25 anos dará direito a apenas 76% da aposentadoria, por conta do cálculo do benefício.
Além disso, a proposta equipara as idades de aposentadoria entre homens e mulheres.
Atualmente, as mulheres podem pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição e os homens, após 35 anos de trabalho. Com a reforma da Previdência do governo Temer, homens e mulheres terão que completar 65 anos de idade.
Clique na imagem para fazer sua inscrição
Encontro de Parlamentares do PT – Contra o desmonte da Previdência
Data: 9 de março
Hora: 8h às 18h
Local: Centro de Convenções Brasil 21 (Setor Hoteleiro Sul, quadra 6, Asa Sul)
Inscrições até dia 3 de março
Com informações da Agência PT de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação do site PT no Senado