Rogério Carvalho

Estado brasileiro está sendo inabilitado por Bolsonaro

Líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, chamou atenção para conjunto de ações do governo que tem enfraquecido a democracia e o Estado
:: Rafael Noronha11 de março de 2020 15:45

Estado brasileiro está sendo inabilitado por Bolsonaro

:: Rafael Noronha11 de março de 2020

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), alertou nesta quarta-feira (11) para o conjunto de ações tomadas pelo governo Bolsonaro e seus apoiadores que estão, lentamente, inabilitando o Estado brasileiro e, consequentemente, a democracia.

O exemplo mais recente dado pelo senador afronta diretamente a soberania nacional. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) debateu nesta manhã o Projeto de Lei (PL 2963/2019) que facilita a venda de terras em solo nacional para estrangeiros.

“O projeto propõe a venda de até 25% das terras de um estado para estrangeiros. Isso inabilita, inclusive, a soberania do nosso território, permitindo que um conglomerado possa levar a terra, a produção, todas as riquezas do País. O Brasil está sendo inabilitado, o Estado está sendo desmontado, desorganizado, descontruído”, alertou.

Rogério Carvalho também lembrou ações deliberadas do atual governo para reduzir o poder de fiscalização de órgãos, como o Ibama, a adoção de políticas de retiradas de direitos e impossibilidade de provimento de investimento público para impulsionar a economia e, por fim, a utilização dos canais oficiais da Presidência da República para convocação de manifestações de extrema-direita contra o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.

“Estamos vendo, lentamente, o País e o Estado brasileiro sendo inabilitados. Todos os setores do governo têm tornado o Estado brasileiro inabilitados. O resultado disso é a sociedade desprotegida, o fim da democracia. Estamos inabilitando a democracia quando dentro do Palácio do Planalto se propõe o ataque as instituições democráticas”, elencou.

Leia também