https://soundcloud.com/paulo-rocha-575754073/fala-de-bolsonaro-na-onu-pode-afetar-agronegocio
O discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da ONU pode ter reflexos negativos em acordos comerciais e na relação com investidores estrangeiros. A afirmação é do embaixador aposentado com mais de quatro décadas de carreira no Itamaraty, o diplomata Rubens Ricupero.
Em entrevista ao portal do Estadão, Ricupero afirma que negação do desmatamento da Amazônia desperdiça o que, para ele, foi o “único trunfo” do Brasil no exterior, que é o prestígio pela condução de sua diplomacia do meio ambiente.
Ricupero classificou o discurso como “desastroso” e disse que não há algo parecido com a participação de outros representantes brasileiros na Assembleia-Geral.
Bolsonaro considerou incômodas as críticas ao seu discurso. Ele afirmou ter assistido a própria fala novamente e não considerou suas posições agressivas.
Durante a fala na ONU, Bolsonaro chegou a questionar os motivos das queimadas na Amazônia e lançou diversas acusações de cunho ideológico, o que foi mal recebido pela comunidade internacional.