Fátima convoca para sessão em homenagem ao ex-prefeito Djalma Maranhão

Fátima convoca para sessão em homenagem ao ex-prefeito Djalma Maranhão

Fátima lembrou que Djalma foi um dos mais queridos gestores da história de NatalUm gestor que priorizou a valorização da cultura popular e da educação inclusiva, mudando a história do município de Natal na década de 1960, será homenageado no próximo dia 16, às 9h, no Senado. Trata-se de Djalma Maranhão, o primeiro prefeito a ser eleito pelo voto popular na capital do Rio Grande do Norte.

 

 

Da tribuna do Senado, nesta quarta-feira (4), Fátima Bezerra (PT-RN) convocou aos brasileiros à comparecerem na sessão solene em homenagem a um visionário para o seu tempo, considerado um dos gestores mais queridos da história de Natal. 

Quando esteve à frente da prefeitura de Natal, Djalma – que completaria 100 anos no dia 27 se estivesse vivo – lançou no município uma campanha responsável por levar educação a qualquer parte do município onde houvesse um analfabeto: “De pé no chão também se aprende a ler”, que contou com a parceria de nomes como Paulo Freire, um dos maiores educadores da história do País. 

“A infraestrutura precária, na época, não era impedimento para que milhares de pessoas tivessem acesso à alfabetização que, para além do abecedário, fomentava a reflexão social”, disse Fátima sobre a campanha, acrescentando que a iniciativa “alfabetizava para a vida”. 

No período da ditadura militar, o ex-prefeito foi perseguido, tendo que se exilar no Uruguai, onde morreu em 1971. “Dizem que uma das causas que mais contribuíram para a morte de Djalma era, inclusive, a saudade que tinha do povo de Natal”, afirmou a senadora petista. 

Uma das ações para recuperar a memória do ex-gestor é a republicação da cartilha da campanha, que ensinou milhares de potiguares a ler e a escrever. 

“Um homem como este merece todas as nossas homenagens. Portanto, quero aqui também me associar aos movimentos e às entidades, em Natal, que estão, ao longo de todo este ano de 2015, desenvolvendo uma vasta programação com vistas a resgatar o legado de Djalma Maranhão”, destacou a parlamentar. 

Leia mais:

Fátima Bezerra defende implementação de medidas a favor da educação

To top