Fátima critica falta de escolas técnicas na avaliação de resultados do Enem

Fátima critica falta de escolas técnicas na avaliação de resultados do Enem

Fátima: por que o governo não reconhece a experiência exitosa que é a rede federal de educação profissional e tecnológica?Cyntia Campos/ PT no Senado

A ausência das escolas técnicas federais do resultado da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criticada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN). Para ela, o governo Temer desconhece a qualidade dos resultados alcançados ao longo dos governos Lula e Dilma com o fortalecimento e a expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, criticou a senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Os institutos federais teriam sido retirados da pesquisa dos resultados do Enem com a desculpa de que são instituições voltadas à educação profissional e não ao ensino médio. Em anos anteriores, essas instituições registraram índices que atestam a qualidade do ensino que oferecem a seus alunos. “Será que isso tem a ver com a MP 746/2016 que quer, de cima para baixo, através de um ato impositivo e restritivo reformular o ensino médio? Meu Deus, por que o governo não reconhece a experiência exitosa que é a rede federal de educação profissional e tecnológica?”, questionou ela, em pronunciamento ao plenário, nesta quarta-feira (5).

Fátima anunciou que vai requerer a realização de uma audiência pública na Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE) para que o ministro da Educação, Mendonça Filho, esclareça essa decisão, além de ouvir representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.

A senadora fez uma avaliação dos resultados do Enem 2015, divulgados na última terça-feira (4) e lembrou que os 13 anos de governos petistas foram marcados com a ampliação crescente dos investimentos na educação, favorecendo a inclusive na interiorização e a ampliação do acesso ao ensino superior e ao ensino técnico. De 144 escolas técnicas, antes do PT governar, o País viu esse número saltar para quase 600 escolas. “O Nordeste foi extremamente contemplado, inclusive o meu estado, o Rio Grande do Norte”.

A expansão da educação profissional no Brasil, ressaltou ela, ocorreu de forma muito consistente, com a integração do ensino médio à educação profissional e currículos que contemplam as peculiaridades de cada região, valorizam as vocações regionais. “Essas escolas técnicas federais hoje são o maior orgulho do Brasil”, afirmou a senadora. São instituições que registram os melhores índices de qualidade educacional. 

Na audiência pública proposta por Fátima, ela quer debater os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Enem 2015. “O MEC precisa explicar à sociedade brasileira por que deixou de fora do resultado do Enem 2015 as escolas técnicas federais”.

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