“Ferrovia Norte-Sul é prova que Brasil não está parado”, afirma Donizeti

“Ferrovia Norte-Sul é prova que Brasil não está parado”, afirma Donizeti

Donizeti: “A oposição tem falado que o Brasil está parado, que a Ferrovia Norte-Sul nunca iria ficar pronta, mas aqui está a prova”Os 1.574 km da Ferrovia Norte-Sul, de Anápolis-GO a Açailândia-MA, estão 100% concluídos e prontos para operar, foi o que o senador Donizeti Nogueira (PT-TO) pôde verificar em sua visita in loco ao empreendimento na última terça (26) e quarta (27), acompanhado do superintendente de Controle Operacional, Marcus Almeida, e do superintendente de Operação Ferroviária, Carlos Buss, da Diretoria de Operações da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública ligada ao Ministério dos Transportes, responsável pela construção da ferrovia.

Em Anápolis, Donizeti Nogueira visitou o Pátio Intermodal de Anápolis, onde a Granol, indústria de óleos vegetais, biodiesel e farelo de soja, investiu R$ 18 milhões para a construção de uma tulha de carregamento de vagões e realizou o primeiro carregamento da Ferrovia Norte-Sul em dezembro de 2015, transportando 27 mil de toneladas até o Porto de Itaqui.

“A oposição tem falado que o Brasil está parado, que a Ferrovia Norte-Sul nunca iria ficar pronta, mas aqui está a prova: os governos do PT investiram em logística, deram o suporte necessário para que nossos empreendedores exportassem sua produção e o País tem gerado riquezas”, afirmou o senador, destacando as obras demais do Programa de Investimento em Logística, incluindo a extensão sul da ferrovia (670 km), que ligará à Estrela do Oeste, em São Paulo, que já está 89% concluída.

O parlamentar foi recebido pelo gerente regional da Valec, Charles Beniz e pelo gerente da Granol em Anápolis, Osmar Albertini, que contou a Donizeti Nogueira que a ferrovia irá facilitar o escoamento da produção da indústria, que esmaga três mil toneladas de soja por dia, gerando 600 toneladas de óleo de cozinha e 2.400 toneladas de farelo de soja, dos quais 70% são exportados. Osmar ainda afirmou que a Granol pretende transportar a produção de um milhão de litros de biodiesel diários pela FNS.

Também acompanharam a visita o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura de Anápolis, Air Ganzarolli e o secretário municipal de Meio Ambiente, Ceser Donisete Pereira.

Grupo Otávio Lage
Em Goianésia, o senador Donizeti e os representantes da Valec visitaram o Grupo Otávio Lage, um dos maiores exportadores de açúcar orgânico do Brasil, que tem interesse em transportar seus produtos pela ferrovia. Além de açúcar e álcool, o grupo produz soja, carne, borracha.

Nogueira, que trabalhou para o grupo na década de 80 como vendedor de sementes melhoradas, foi recebido pelo presidente e ex-patrão, Ricardo Fontoura de Siqueira e pelo filho, Rodrigo Penna de Siqueira, e por seu irmão, Otávio Lage de Siqueira Filho, diretores da companhia.

Pátio Multimodal de Gurupi
O senador encerrou sua viagem na quarta-feira com uma visita a Gurupi, onde pode vistoriar a ferrovia com a equipe de manutenção da Valec, ao lado do prefeito Laurez Moreira e do vereador Cabo Carlos.

Marcos Almeida e Carlos Buss, representantes da Valec anunciaram a vencedora da licitação da concessão do Pátio Intermodal de Gurupi. A empresa Porto Seco Centro Oeste S.A, de Anápolis (GO), irá operar por 30 anos, mantendo em operação pelo menos um terminal, com transporte de grãos, minerais e carne. Para Donizeti, o investimento gerará riquezas para a região.

“Com a ferrovia, as indústrias poderão se instalar no estado, gerando empregos, renda e impostos para o Tocantins. Todos ganharão com esse empreendimento fantástico”, disse o senador.

Assessoria do senador Donizeti Nogueira

 

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