Criada após a CPI da Covid, que apontou a responsabilidade do governo Bolsonaro pela maior parte das mortes por Covid-19 no país, a Frente Parlamentar do Observatório da Pandemia, divulgou nota em solidariedade à Agência Naicional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por ataques fascistas do presidente Bolsonaro. Pelo PT, assinam a nota Fabiano Contarato (ES), Humberto Costa (PE) e Rogério Carvalho (SE).
Após a aprovação pela Anvisa da aplicação da vacina Pfizer em crianças entre 5 e 11 anos, Bolsonaro ameaçou os técnicos da agência e estimulou ataques de apoiadores, que chegaram a fazer ameaças de morte aos funcionários. Para piorar, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez coro com Bolsonaro, adiando a decisão do governo sobre a vacinação para 5 de janeiro. Os negacionistas querem exigir receita médica e assinatura de termo de responsabilidade pelos pais.
Confira a íntegra da nota:
NOTA EM SOLIDARIEDADE À ANVISA
Os Senadores da Frente Parlamentar do Observatório da Pandemia vêm a público manifestar o nosso agradecimento ao corpo técnico de servidores e a nossa solidariedade à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diante dos ataques descabidos e negacionistas do Presidente Jair Bolsonaro.
A decisão da agência de aprovar, após extensa avaliação técnica, o uso da vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos é fundamental para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Mais uma vez, o presidente Bolsonaro, na falta de fundamentos científicos para responder à decisão da Anvisa, recorre às fake news, ao ódio e à incitação à violência, colocando em risco a vida e a integridade física dos servidores técnicos e qualificados da Agência, em atitude abertamente fascista, como tem sido o costume em todo o seu governo e, em especial, durante o enfrentamento à pandemia.
Nos juntamos a todos os democratas em defesa da vida e da ciência. São inúmeros os desafios do Brasil. A retomada do crescimento econômico e o combate ao desemprego só virão em um ambiente de estabilidade política, social e com a população integralmente vacinada. Não existe mais espaço para o obscurantismo e o negacionismo! O Brasil não pode mais esperar!
Brasília, 20 de dezembro de 2021
Senador Fabiano Contarato (PT-ES)
Senador Humberto Costa (PT-PE)
Senador Rogério Carvalho (PT-SE)
Senadora Zenaide Maia (Pros-RN)
Senadora Simone Tebet (MDB-MS)
Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA)
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
Senador Omar Aziz (PSD-AM)
Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
Senador Jorge Kajuru (Podemos-GO)
(Com Agência PT de Notícias)