Benefício social

Gás do Povo vai beneficiar mais de 15,5 milhões de famílias, comemoram senadores

Programa lançado por medida provisória assegura que famílias tenham acesso a botijão de gás, aumentando o número atual de beneficiados

Ricardo Stuckert

Gás do Povo vai beneficiar mais de 15,5 milhões de famílias, comemoram senadores

Presidente Lula faz o lançamento do Auxílio Gás do Povo em cerimônia em Belo Horizonte

O presidente Lula lançou nesta quinta-feira (4) o Auxílio Gás do Povo, que aperfeiçoa e amplia os resultados do programa anterior, de 2021, que atualmente atende 5,13 milhões de família. O Gás do Povo triplica o número de beneficiados, alcançando 15,5 milhões de lares – cerca de 50 milhões de pessoas.

Na versão anterior, o benefício era pago em dinheiro e, agora, o botijão será retirado gratuitamente por famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário-mínimo (R$ 759,00), com prioridade para aquelas que recebem Bolsa Família (renda per capita até R$ 218,00).

A previsão do governo federal é que o programa passe por uma transição gradativa de formato e os primeiros botijões comecem a ser entregues ainda em novembro, assegurando o efetivo acesso ao gás de cozinha pelas famílias. O maior alcance do programa foi comemorado pela bancada do PT no Senado, como ressaltou o senador Humberto Costa (PT-PE) em manifestação em suas redes sociais.

“O presidente Lula está lançando um novo e potente programa social. O Gás do Povo triplica o número de beneficiários do Auxílio Gás e combate a pobreza energética. A iniciativa vai garantir o botijão de gás gratuito para 15,5 milhões de famílias brasileiras”, apontou o senador.

A líder do PT no Senado, Augusta Brito (CE), avalia que o programa garante dignidade às famílias brasileiras que mais precisam.

“O governo do presidente Lula tem um compromisso histórico com a inclusão social, e o Gás do Povo vai garantir um direito básico que é o de cozinhar com segurança e qualidade. Como mulher e nordestina, sei da importância desse programa para milhares de lares que enfrentam dificuldades. É assim que se faz política pública séria: olhando para quem mais precisa e construindo um Brasil mais justo e solidário”, observou a senadora.

Quem também se manifestou nas redes sociais foi o senador Fabiano Contarato (PT-ES).

“O Gás do Povo é mais uma política social transformadora do governo que sai do papel: botijão de gás totalmente gratuito, em benefício direto às famílias de baixa renda. Vamos beneficiar 50 milhões de brasileiros, já a partir de novembro. Um alívio no orçamento que vai significar mais dignidade, segurança alimentar e redução da pobreza”, enumerou Contarato.

O senador Paulo Paim (PT-RS) foi outro a celebrar o alcance do novo formato do auxílio dado pela medida provisória (MP 1.313/2025) assinada pelo presidente Lula.

“O programa Gás do Povo representa mais um avanço do governo Lula na política de proteção social e no combate à fome. 15,5 milhões de famílias brasileiras receberão de graça o botijão de gás de cozinha e cerca de 50 milhões de pessoas serão beneficiadas. Garantir dignidade às famílias de baixa renda e segurança alimentar mostra que o país está no rumo certo”, afirmou Paim.

Já o senador Beto Faro (PT-PA) considera que, com a iniciativa, o governo Lula leva mais saúde, segurança e qualidade de vida para quem mais precisa.

“O Programa Gás do Povo é um marco na luta por justiça social, garantindo que milhões de famílias brasileiras tenham acesso gratuito ao gás de cozinha, um item essencial para a vida digna. Para nós, da Região Norte – e em especial para o Pará – essa política tem um impacto ainda maior, pois muitas famílias ainda enfrentam dificuldades de acesso ao botijão. Agora, elas terão garantido um direito básico, com mais tranquilidade no orçamento e menos riscos à saúde. É um passo concreto para reduzir desigualdades regionais e reafirmar o compromisso do nosso governo com a dignidade do povo brasileiro”, disse Beto Faro.

O programa prevê atendimento às necessidades das famílias de acordo com seu tamanho:

Famílias com 2 integrantes: até 3 botijões por ano.
Famílias com 3 integrantes: até 4 botijões por ano.
Famílias com 4 ou mais integrantes: até 6 botijões por ano.

Em caso de dúvidas, basta ligar 121. O serviço está disponível 24h, sete dias por semana.

Com informações da Agência Gov

To top