Gleisi avalia como péssima administração Richa no Paraná

Gleise: descalabro é um “acinte ao direito dos trabalhadores”Antes de ser reeleito para mais um mandato, e durante a campanha eleitoral, o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB-PR), não pensou duas vezes antes de acusar a ex-ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, senadora e adversária na disputa, como a responsável pela caótica situação financeira do Paraná. Beto Richa acusava o governo federal – e Gleisi – por tabela, de não ajudar o estado sair da situação pré-falimentar. Mas nesta sexta-feira (28), Gleisi mostrou a verdadeira face de Richa: a de um confesso mentiroso. Isto, porque o governador não vai pagar o abano salarial para 100 mil servidores públicos, sob a justificativa de fechar as contas e, assim, não responder processo por crime de responsabilidade.

Em discurso na tribuna, Gleisi lamentou que os servidores públicos serão os prejudicados pela falta de cuidado com a gestão pública, um traço característico do modelo tucano de governar. “Isso é um verdadeiro acinte ao direito dos trabalhadores. A lei exige que o pagamento do terço de férias seja feito no momento em que o trabalhador vai usufruir delas. Eu lamento muito que o Paraná esteja passando por este vexame. Pergunto ao governador se ele abriu mão do seu percentual de férias, porque, aliás, ele tirou férias logo após a eleição. Porque agora os servidores do estado terão que abrir mão do seu direito”, questionou.

Gleisi também indagou sobre qual será o posicionamento dos jornais locais diante do calote aos servidores públicos, porque antes das eleições já apontava falhas de gestão e as dificuldades no pagamento, inclusive, de gastos de custeio – faltou, por exemplo, dinheiro para abastecer as viaturas das polícias civil e militar, mas sobraram R$ 800 milhões para a verba publicitária, cujo aumento nos últimos anos foi de 800%.

“Minhas denúncias foram pouco ouvidas e de forma pouco ética, porém bastante eficiente do ponto de vista publicitário, criou-se uma verdade no Paraná de que a culpa de todos os problemas do estado decorriam da não aprovação de empréstimos solicitados, supostamente boicotados pelo governo federal e por mim, ministra-chefe da Casa Civil à época”, disse ela.

A senadora acrescentou que combateu essa inverdade como pôde, mas a força publicitária do governo local falava mais alto nos jornais. “A verdade é que o Paraná não cumpria as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que impedia a aprovação de pedidos de empréstimos. Mas todos os empréstimos foram liberados e, ao contrário do que disse o governador, não solucionaram o problema. Então, voltou a perguntar: de quem é a culpa agora? Do governo federal? Da presidenta Dilma, dos ministros do Paraná, da ministra Gleisi. Não, a culpa é do governador Beto Richa”, enfatizou.

Marcello Antunes

To top