Gleisi propõe ciclo de debates sobre políticas para desenvolvimento econômico

Gleisi Hoffmann elencou o apoio do BNDES a empresas como um dos temas a serem abordados no ciclo de debatesA senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) propondo um ciclo de debates temáticos em torno de quatro políticas fundamentais para o desenvolvimento econômico e sustentável do País: as políticas externa, industrial, agrícola e de infraestrutura. “O objetivo desse ciclo é inserir o Senado num amplo debate sobre o País, plural e que esteja baseado em questões técnicas“, afirmou.

Gleisi considera fundamental o debate desses temas de maneira “despolitizada”, tal qual encontrou ontem no seminário “Uma agenda para dinamizar a exportação de serviços no Brasil”, promovido pelo jornal Valor Econômico. Em tom uníssono, empresários, políticos e economistas pediram a despolitização do debate sobre o apoio financeiro do BNDES às exportações de serviços de engenharia.

O presidente da Comissão, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado, apoiou a iniciativa dizendo que está sendo feita uma grande confusão a respeito da presença de empresas brasileiras no exterior, justamente na área de serviços, levando a população a entendimentos desvirtuados dessas políticas que geram empregos no Brasil.

 “Precisamos desmistificar essas versões que não são corretas e, pior, tentam dizer que só no Brasil acontece isso, enquanto que os Estados Unidos incentivam a exportação de serviços, a China e a Espanha, inclusive em relação ao sigilo das operações. O sigilo comercial não se abre como se quer aqui e agora, porque senão vamos criar mais uma jaboticaba no Brasil”, afirmou Delcídio.

Gleisi citou artigo publicado hoje e de autoria do professor emérito da USP, Delfim Netto, intitulado “Exportação de serviços e o complexo de vira-latas”, de que “não há maior afirmação do famoso complexo de ‘vira-lata’ do que demonizar o suporte do BNDES quando financia despesas em reais que geram produção e emprego no Brasil e não financia a despesa da instalação externa. E que não há maior miopia do que não enxergar que ‘exportar’ é o que importa”.

Na próxima terça-feira (23) o requerimento será votado e, alguns dias adiante, os nomes dos convidados serão conhecidos. A ideia é que o ciclo de debates sobre as políticas externa, industrial, agrícola e de infraestrutura seja feito com a liderança da CAE e tenha a participação das demais comissões do Senado ligadas aos temas.

Marcello Antunes

 

Leia mais:

Delcídio diz que é correta iniciativa do BNDES em divulgar operações no exterior

To top