Divulgação

“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima", explica o secretário-executivo da Justiça
O governo Lula, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), iniciou uma nova etapa do Programa Celular Seguro. A iniciativa possibilita o envio de mensagens automáticas via WhatsApp para celulares que tenham registro de roubo, furto ou perda. O alerta será disparado assim que um novo chip for instalado em um aparelho com restrição, por meio dos números verificados 2025-3003 ou 2025-3000.
A iniciativa tem como principal objetivo restituir os aparelhos às vítimas e combater o comércio ilegal de celulares roubados, evitando que pessoas de boa-fé sejam prejudicadas ao adquirir dispositivos com pendências legais.
O que fazer ao receber o aviso
Quem receber a notificação deve acessar o site www.gov.br/celularseguro para seguir as instruções fornecidas. Em seguida, será necessário comparecer a uma delegacia da Polícia Civil para regularizar a situação.
Caso a pessoa não apresente a nota fiscal do aparelho, nem comprove ter sido a responsável por registrar o alerta de roubo, furto ou perda, o celular deverá ser devolvido.
O envio das notificações será feito somente se o titular da linha original tiver ativado o Modo Recuperação no sistema Celular Seguro.
Ferramenta gratuita
Para evitar a compra de aparelhos com pendências, o ministério disponibilizou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, integrado ao sistema Celular Seguro. Qualquer cidadão pode consultar se um aparelho possui registro de roubo, furto ou extravio antes de efetuar a compra.
A verificação pode ser feita pelo IMEI, número único que identifica cada celular. É possível inserir o IMEI manualmente (15 dígitos) ou utilizar a câmera do telefone para ler o código de barras do aparelho consultado.
Democracia vence: povo brasileiro repudia golpistas e exige justiça
Como verificar o IMEI de um celular
Para descobrir o IMEI de um celular, digite o código *#06# no teclado como se fosse realizar uma chamada. O número (ou números, em caso de celulares com mais de um chip) aparecerá na tela junto a um código de barras.
Com isso, basta usar o aplicativo Celular Seguro, selecionar a opção “Celulares com Restrição” e fazer a leitura para verificar se o aparelho está limpo. Se não houver bloqueio, o celular pode ser adquirido com segurança.
Combate ao comércio ilegal
“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam esses aparelhos, fazendo uma nova vítima: a pessoa que comprou de boa-fé”, explicou o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Com bases de dados que somam mais de 18 milhões de registros, a plataforma oferece uma importante ferramenta para a segurança do consumidor e a prevenção de crimes envolvendo celulares.