O senador Humberto Costa (PT-PE) foi eleito por aclamação nesta quinta-feira (9/11) para presidir a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC). O tema tem ganhado imensa relevância nos últimos tempos diante do aumento de eventos climáticos extremos, que têm afetado diversas partes do planeta, inclusive o Brasil.
“Tenho consciência da responsabilidade que estou assumindo neste momento. Neste espaço, com certeza, nós vamos poder fazer coisas importantes relativas a esse tema tão fundamental”, disse o senador ao tomar posse.
Além disso, Humberto Costa afirmou que o colegiado terá um papel sensível, neste primeiro momento, para a organização dos temas a serem levados pela comissão para a próxima Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-28), que será realizada no final deste mês, em Dubai.
“Temos muitos desafios pela frente, especialmente com a aproximação da COP28. Seca no Norte, enchentes no Sul. É urgente que enfrentemos o problema”, destacou o senador.
Apesar do feriado do próximo dia 15 de novembro, o senador Humberto Costa informou que pretende marcar reuniões remotas para a próxima semana a fim de iniciar a elaboração do plano de trabalho.
Composta por 12 senadores, 12 deputados e 12 suplentes, a CMMC atua desde 2008 com atribuição de acompanhar, monitorar e fiscalizar, de modo contínuo, as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil.
Na reunião desta quinta-feira, os parlamentares aprovaram requerimento para envio de ofício às Mesas das duas Casas informando sobre as demandas dos membros do colegiado que vão participar da COP28.
Além do senador Humberto Costa, o PT no Senado tem como representantes na CMMC os senadores Rogério Carvalho (PT-SE), Jaques Wagner (PT-BA) e a senadora Augusta Brito (PT-CE).