Caravana Lula Livre

Haddad: Bolsonaro vai ter que devolver dinheiro que tirou da educação

Primeiro dia da Caravana no Sudeste foi marcado pela luta pela liberdade de Lula e contra os cortes de Bolsonaro
Haddad: Bolsonaro vai ter que devolver dinheiro que tirou da educação

Foto: Ricardo Stuckert

O Partido dos Trabalhadores fez os governos que mais investiram em educação na história do Brasil e não poderia deixar de se unir aos estudantes e professores na luta contra os cortes de Jair Bolsonaro (PSL), que elegeu a categoria como sua inimiga. Este é um dos recados propostos pela Caravana Lula Livre pelo Sudeste com Fernando Haddad, que teve seu primeiro ato nesta quinta-feira (9) em Vitória, no Espírito Santo.

A comitiva, segunda realizada neste ano, também vai passar pelos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, pretende manter a defesa permanente pela liberdade do ex-presidente Lula, contra a reforma da Previdência e a luta para evitar mais ataques à educação pública do pais.

A mobilização ocorre logo após Bolsonaro anunciar cortes em verbas de universidades que chegam a 52% do orçamento em algumas instituições. Na maioria dos casos, o dinheiro que resta não é suficiente sequer para cumprir o calendário letivo de 2019. Bolsas de mestrado e doutorado estão suspensas em todo país.

O desmonte na educação prova o caráter destrutivo do atual governo, ressaltado por Fernando Haddad no ato desta quinta. “Eu nunca ouvi Jair falar sobre emprego, sobre projetos educacionais ou sobre como fazer chegar medicamento às pessoas que mais precisam. Nunca ouvi uma fala propositiva”, critica.

E conclama ao povo a manter a resistência frente aos retrocessos: “Testem a força de vocês, vocês não vão se arrepender de lutar pelo Brasil”.

Confira a íntegra da matéria

To top