O parlamentar informou que todos os partidos da Câmara dos Deputados – aí incluídos os partidos de oposição – já indicaram seus representantes. Segundo o senador, no entanto, os blocos de Apoio ao Governo e União e Força fizeram as indicações pelo Senado. Humberto acrescentou que já conversou com a liderança do PMDB, que prometeu fazer a indicação. “Apelo aqui também para que a oposição faça a sua indicação de maneira que possamos, no dia de amanhã, instalar essa CPI”, pediu.
Humberto disse que, embora já esteja contando o prazo para que o presidente da Casa faça a indicação, “gostaríamos que todos os partidos fizessem a sua indicação e pudéssemos promover um processo de investigação sereno, tranquilo, mas que possa esclarecer os fatos ali em tela”.
A comissão deve apurar denúncias de formação de cartel, corrupção de autoridades e ilícitos em contratos de obras e manutenção de linhas de trem nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recebeu denúncia –documentada- sobre o pagamento de propinas a representantes do poder público por executivos de empresas que assumiram as obras do metro da capital paulista.
Com informações da Agência Senado