Roberto Stuckert Filho

O senador Humberto Costa (PT-PE) tomou posse nessa segunda-feira (15/9) como presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Montevidéu, no Uruguai. O parlamentar se torna o primeiro nordestino a assumir o cargo.
De acordo com Humberto, a prioridade do mandato será a conclusão dos acordos comerciais entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) e entre o Mercosul e a União Europeia.
Ele lembrou que esses acordos terão que ser aprovados pelos Parlamentos de todos os países do Mercosul. O parlamentar também afirmou que trabalhará para que o Congresso Nacional seja um dos primeiros a aprovar os acordos, que vão fortalecer a integração do Mercosul em sua opinião.
“O Parlasul não pode ser mero espectador, mas protagonista na consolidação de negociações estratégicas que gerem crescimento, inovação e oportunidades para nossos povos”, afirmou o senador.
À frente do @PARLASUR, vamos trabalhar pelo fortalecimento das democracias no continente e mostrar que não aceitamos interferências externas nas nossas soberanias. O Brasil está dando exemplo ao mundo de fortaleza de instituições democráticas. E assim seguiremos. pic.twitter.com/33mfEBi1MF
— Humberto Costa (@senadorhumberto) September 15, 2025
A reunião do Parlasul contou com a presença de parlamentares de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Em seu discurso de posse, Humberto destacou a importância de fortalecer o bloco frente aos desafios internos e externos, reafirmando o papel do órgão como espaço de integração, cooperação e defesa dos valores democráticos.
De acordo com o novo presidente, o Parlasul deve ser um fórum de “defesa incontestável da soberania” dos países membros e da democracia e dos direitos humanos, enfatizando que a unidade regional é a chave para enfrentar as pressões globais. Segundo ele, as soluções para os entraves internacionais devem se basear no diálogo, no consenso e no multilateralismo.
Humberto Costa ainda defendeu a redução de gargalos burocráticos nas fronteiras e a criação de soluções conjuntas para dinamizar o comércio exterior e fortalecer o desenvolvimento das zonas fronteiriças.
Com informações da Agência Senado