Em defesa da saúde

Humberto Costa repudia ataques ao Ministério da Saúde: Nísia Trindade fica!

Ministra da Saúde recebe apoio contundente do presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado diante de chantagem do Centrão contra Lula

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, com presidente Lula

Humberto Costa repudia ataques ao Ministério da Saúde: Nísia Trindade fica!

Foto: Cláudio Kbene/MS

Numa defesa enfática do Sistema Público de Saúde (SUS), o presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Humberto Costa (PT-PE), repudiou o que classificou de “ataque especulativo de forças conservadoras, fisiológicas e reacionárias” à ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Quero manifestar meu mais veemente repúdio a essa tentativa de tomar o Ministério da Saúde para atender a interesses que não são os da população que usa o SUS e depende das políticas públicas”, reagiu o senador.

Ele fazia referência à pressão velada que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), vem fazendo sobre o presidente Lula para emplacar um parlamentar do Centrão no cargo como condição para garantir apoio aos projetos do governo.

Humberto se soma a uma série de parlamentares e defensores da saúde pública universal na defesa da permanência da ministra, num movimento denominado “Nísia Trindade Fica!”.

“Nos últimos seis anos, o Ministério da Saúde foi transformado num instrumento do pior tipo de política”, salientou Humberto Costa, que é médico e foi ministro da Saúde no primeiro governo Lula. “Políticas importantes foram desmontadas. O Programa Nacional de Imunização, que era o mais importante do mundo, foi desmontado. O Ministério e o governo deram apoio implícito ao movimento antivacina, programas relevantes como Farmácia Popular, Brasil Sorridente e estratégias de saúde da família foram reduzidos no alcance, importância e assertividade, para não falar na condução que vimos da pandemia”, lamentou.

Para o senador, o governo Lula, em pouco tempo, já conseguiu recolocar o órgão no patamar de prestígio que ele merece.

Presidente da CAS, senador Humberto Costa. Foto: Alessandro Dantas

“Nísia Trindade tem sido um exemplo importante de defesa do projeto histórico do SUS. Quero manifestar meu mais integral apoio à gestão da ministra, primeira mulher a exercer a função, uma cientista qualificada, respeitada, que vem implementando à risca o programa aprovado pelo voto da população brasileira”, destacou Humberto Costa.

Para ele, Nísia ministra conhece os problemas do SUS e tem todas as condições para aprimorar a saúde pública. “Se ela tiver a oportunidade de ter o tempo necessário [no cargo], teremos melhoria significativa da saúde do país”, concluiu.

O senador Paulo Paim (PT-RS) declarou total concordância com o presidente da CAS na solidariedade a Nísia Trindade. “A ministra da Saúde está fazendo um bom trabalho. Lamentavelmente, ataques desprovidos de fato real, argumentos falaciosos em relação a ela [vêm surgindo]”, afirmou.

To top