Relato Histórico

Humberto e Randolfe lançam livro com bastidores da CPI da Covid

Senadores contam bastidores da investigação que mostrou ao Brasil o descaso do governo Bolsonaro com a pandemia
Humberto e Randolfe lançam livro com bastidores da CPI da Covid

Foto: Alessandro Dantas

Os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) lançam oficialmente, nesta semana, o livro “A política contra o vírus – Bastidores da CPI da Covid”.

Nele, os parlamentares revisitam o percurso da investigação desde o trabalhoso processo para coleta de assinaturas, passando pela instalação do colegiado e as investigações que levaram a sequência de descobertas que chocaram o Brasil.

“Eu e o Randolfe decidimos registrar em livro aquilo que vivenciamos na CPI da Covid, uma das mais importantes comissões parlamentares de inquérito da história. Hoje, o lançamento será no Rio e dia 28 em São Paulo. Vou ficar muito feliz de conversar com quem puder aparecer por lá”, convida o senador Humberto.

Nesta terça-feira, o lançamento será no Rio de Janeiro. Na Livraria Leonardo da Vinci, Avenida Rio Branco, 185, Centro. O evento está previsto para as 18 horas.

Em cerca de 60 reuniões, a comissão ouviu mais de 50 depoimentos, quebrou cerca de 250 sigilos e examinou 9,4 terabytes em documentos. Com base nesse arcabouço, o livro aborda detalhes sobre as investigações, as tentativas de interferência que surgiram ao longo dos trabalhos da comissão e as costuras políticas que gestaram a própria CPI.

Além das descobertas feitas pelo grupo de senadores que compuseram a CPI da Covid, o espaço também serviu como palco de defesa da democracia brasileira.

A participação de lideranças da sociedade civil, o papel decisivo da mídia e dos influenciadores nas redes sociais, além das articulações produtivas entre deputados e senadores que compartilham pouco ou nada em termos de ideologia ou simpatia partidária são algumas das provas de que, no final das contas, a boa política existe.

“Se trata de um trabalho de memória para não esquecermos as consequências da negação da ciência e da corrupção para a vida de um povo. É um livro em respeito a todas as vítimas do descaso. Elas jamais devem ser esquecidas”, disse Randolfe.

O livro também pode ser adquirido neste link

To top