“É uma nova forma de estruturar política |
O senador Humberto Costa (PT-PE) elogiou, em discurso ao Plenário, nesta quinta-feira (12), a política de diálogo e orientação aos gestores municipais que vem sendo desenvolvida pelo Governo Federal, buscando aproximar o cento das decisões políticas da “ponta”, onde são executadas as políticas públicas que melhoram a vida dos brasileiros. O senador destacou a reunião realizada no último dia 2 entre a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, representantes de todos os ministérios e os prefeitos de Pernambuco.
No encontro, os representantes do Governo Federal ouviram os gestores e deram orientações técnicas sobre como resolver as questões mais urgentes dos Municípios. A reunião encerrou um ciclo de 31 encontros desse tipo em todo o País. “É uma forma nova e diferenciada de estruturar a nossa política federativa, assumida pela Presidenta Dilma, e que estabelece uma ligação direta entre o Governo Federal e as cidades brasileiras”, avaliou Humberto. Em todo o Brasil, mais de 30 mil pessoas participaram desses eventos, onde foram realizados mais de 28 mil atendimentos a gestores municipais.
O senador explicou que a orientação técnica trazida pelos ministérios aos municípios contribui para acelerar a resolução dos problemas das cidades. “Esse tipo de aproximação leva orientações técnicas dos ministérios aqui de Brasília diretamente aos gestores municipais e tem ajudado muito a interiorizar os programas do Governo Federal. Nesses encontros, os prefeitos conhecem tudo o que há disponível em ações e podem dar início a novas parcerias com a União”.
Humberto destaca que o que pode parecer uma iniciativa simples acaba se revelando “uma ajuda sem tamanho”, por encurtar o caminho para a concretização das políticas e ações necessárias ao dia a dia dos municípios, “sem que os gestores precisem peregrinar pelos gabinetes da Esplanada dos Ministérios em busca de soluções para coisas muitas vezes banais”.
Em Pernambuco, o encontro também foi a oportunidade para o anúncio de uma série de ações do Governo Federal, voltadas especialmente para minorar os efeitos da maior seca registrada nas últimas décadas, e que tem afetado todo o Nordeste.