Pedido de Investigação

Humberto pede ao MP que investigue nova denúncia contra crimes de Bolsonaro na pandemia

Senador pediu a abertura de investigação contra o ex-presidente após reportagem da Folha de S. Paulo mostrar que Bolsonaro manteve postura negacionista mesmo com alertas de seu governo para a gravidade da Covid-19

Alessandro Dantas

Humberto pede ao MP que investigue nova denúncia contra crimes de Bolsonaro na pandemia

Senador Humberto Costa acredita que cenário econômico permite redução da taxa de juros acima do 0,25% especulado pelos analistas

O senador Humberto Costa (PT-PE) acionou nesta sexta-feira (28/7) o Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) e o Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) solicitando, de ambos, a abertura de investigação do ex-presidente Jair Bolsonaro com base em revelações trazidas pelo jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a reportagem, Bolsonaro ignorou mais de mil relatórios produzidos pela área de inteligência com alertas sobre a seriedade da crise sanitária promovida pelo avanço da Covid-19.  

Os elementos apresentados pela reportagem, aponta o senador Humberto Costa, consolidam os indícios da prática de atos de improbidade administrativa que geraram prejuízo ao erário público, além das possíveis infrações criminais dolosas praticadas por ex-presidente e assessores que ignoraram os alertas e orientações recebidos.

“Inadmissível que mesmo tendo Jair Bolsonaro recebido de órgãos de Estado alertas e orientações sobre a preocupante e mortífera pandemia da Covid-19, simplesmente as ignorou solenemente, com ações e omissões deliberadas, gerando sem dúvida alguns milhares de mortes e agravos à saúde dos brasileiros”, destaca Humberto Costa em trecho das ações.

Além disso, lembra o senador, Bolsonaro também determinou a compra e indicou, como se fosse profissional da saúde, medicamentos ineficazes contra a doença, como a hidroxicloroquina.

“A publicação da matéria jornalística deixa claro, devidamente alertado por órgãos estatais, de que Bolsonaro agiu deliberadamente e com dolo de provocar danos à saúde da população brasileira e por consequência danos expressivos ao erário público”, enfatiza o senador.

Leia mais:

Bolsonaro escondeu mais de mil relatórios mostrando avanço da Covid

To top