vacinação segura

Humberto propõe comissão para acompanhar registro de vacinas

“Testar e regulamentar as vacinas é um passo fundamental para garantirmos um processo de imunização seguro e confiável", destaca o senador
Humberto propõe comissão para acompanhar registro de vacinas

Foto: Alessandro Dantas

O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou proposta para a criação de uma Comissão Temporária Externa do Senado para o acompanhamento do registro das vacinas contra a Covid-19 na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Testar e regulamentar as vacinas é um passo fundamental para garantirmos um processo de imunização seguro e confiável. Não podemos admitir que, no momento em que mais precisaremos da ciência, as decisões sofram interferência da horda de grupos de whatsapp bolsonaristas”, disse o senador.

Além disso, os senadores e deputados acionaram o Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão apure, acompanhe e tome as providências necessárias acerca da atuação da Anvisa acerca dos procedimentos envolvendo o registro da vacina contra a Covid-19.

De acordo com o Instituto Butantan, sem a autorização para importação da matéria-prima fica impossibilitada a fabricação da vacina da farmacêutica Sinovac no Brasil.

Convocação
O senador Humberto Costa apresentou, ainda, um requerimento de convocação do general Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, para que ele explique ao Senado o que levou o presidente da República a anular uma compra sobre a qual já tinha dado o seu acordo, deixando descoberta a população brasileira da imunização contra a Covid-19.

“Não é cabível que, em um dia, o ministro da Saúde anuncie a aquisição de 46 milhões de doses de vacina e, no outro, pelo Twitter, Bolsonaro cancele uma medida dessa magnitude. É dever do Congresso fiscalizar o que houve”, concluiu Humberto.

To top