tentativa de intimidação

Humberto quer impedir ataque de Bolsonaro aos direitos das mulheres

Para Humberto, iniciativa do governo atenta contra uma legislação de mais de 40 anos

senador Humberto Costa leilão do pré-sal

Humberto quer impedir ataque de Bolsonaro aos direitos das mulheres

Foto: Alessandro Dantas

Ex-ministro da Saúde do Governo Lula, o senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou um projeto de decreto legislativo (PDL nº 386/2020) para que o Congresso Nacional suste os efeitos da portaria do Ministério da Saúde que restringe o direito de acesso das mulheres ao procedimento de aborto nos casos previstos em lei. A legislação brasileira garante a interrupção da gravidez quando ela apresenta risco à vida da mãe, quando é consequência de violência sexual ou nos casos de anencefalia, em que o feto não tem cérebro.

A Portaria nº 2.282, do último dia 27 de agosto, assinada pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, restringe e dificulta o acesso ao abortamento previsto legalmente no Brasil, ao criar novas regras para dificultar o procedimento. Pela medida, fica obrigada a notificação à autoridade policial em todos os casos cobertos pela lei, mesmo nos de risco de morte à mãe, quando a decisão médica, muitas vezes, é tomada dentro do centro cirúrgico.

“Essa é uma tentativa de intimidar as mulheres – mesmo as vítimas de um crime terrível, como o de estupro – e também os profissionais de saúde, dentro do cumprimento do seu dever legal. É um ato covarde de um governo criminoso”, disse.

Para Humberto, é uma iniciativa que atenta contra uma legislação de mais de 40 anos. “Eu não tenho dúvida de que o Congresso derrubará mais esse mediavalismo de Bolsonaro”, afirmou.

Confira a íntegra da matéria

To top