Inaugurado o Portal da Escola Nacional de Formação

Inaugurado o Portal da Escola Nacional de Formação

O Diretório Nacional do PT inaugurou, na última sexta-feira (30/03), o portal de educação  à distância da Escola Nacional de Formação – um espaço voltado para a estruturação de novos quadros partidários e candidatos do PT. Utilizando os meios mais modernos de educação online, o portal foi construído sob o fundamento do respeito à democracia e à liberdade, motivo pelo qual não apresenta propostas prontas nem metodologia acabada para os futuros alunos. Por esse motivo basilar, estará em permanente construção e aperfeiçoamento.

“Nossas especificidades trazem desafios particulares ao pensar no uso estratégico destas tecnologias para ampliar, aprofundar e democratizar os espaços formativos de um partido educador e educando”, diz o texto de apresentação do Projeto de Educação Online da Escola Nacional de Formação do PT, que se define não como uma modalidade de curso online, “mas sim uma estratégia pedagógica e metodológica da Escola, que dialoga com todos os seus espaços e ações (sejam presenciais ou virtuais)”.

Acalentado como projeto essencial para a formação de novos (e melhores) quadros partidários, o portal teve sua primeira experiência concreta em 2010, quando foi realizado o primeiro curso do partido totalmente online – o Curso Introdutório sobre Memória e História do PT. No ano passado, segundo relata o próprio texto sobre a construção do portal, novo e importante passo foi dado para a sua materialização:

“Em 2011 as oficinas de Gestores da Política de Formação e uma nova rodada de conversas com Conselheiros e Diretores da Escola, especialistas da Secretaria de Comunicação do PT, da Fundação Perseu Abramo, da Secretaria Nacional de Formação Política, do Coletivo Digital e de outras instituições e novamente com o professor Alberto Tornaghi, trouxeram mais elementos para o projeto.  Outra contribuição importante foi o processo de formulação da versão digital da Revista Teoria e Debate, da Fundação Perseu Abramo”.

A Escola Nacional de Formação do PT nasce com três frentes de atuação: o desenvolvimento de estratégias de comunicação integrada online, a implementação de um ambiente virtual de gestão colaborativa de conhecimentos e da experimentação de tecnologias complementares.

Conheça mais sobre esse arrojado projeto do partido mais organizado e democrático do Brasil e cadastre-se para aprender mais. Clique aqui para conhecer o portal.

To top