O senador Jaques Wagner (PT-BA) fez uma representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedindo a suspensão da decisão do governo Bolsonaro de prorrogar, por mais 90 dias, a cota de importação de etanol dos EUA com tarifa zero.
“Solicitei que o Ministério da Economia apresente estudos e dados técnicos e econômicos que justifiquem a medida. Não se pode permitir que anseios políticos e econômicos, não vantajosos ao Brasil, ou até mesmo a simpatia ou admiração do presidente por líderes de outras nações, motivem a imposição de queda de arrecadação e desprestígio aos produtos e à soberania nacional”, explica o senador.
De acordo com Jaques Wagner, a decisão do governo Bolsonaro vai na contramão do que havia sido prometido aos produtores brasileiros e prejudica, principalmente, a região Nordeste, onde quase 70% do etanol usado vem dos EUA, acarretando prejuízos aos produtores locais e reduzindo empregos.
“Temos um biocombustível avançado, que reduz as emissões de gases de efeito estufa em 61% em relação à gasolina, muito mais vantajoso que o americano, que reduz apenas cerca de 15%”, detalha o senador.