Jorge Viana desafia oposição com empregos criados nos últimos anos

Jorge Viana desafia oposição com empregos criados nos últimos anos

Na véspera do 1º de Maio, senador do PT do Acre mostra que, enquanto oposição investe na desmoralização, governos do PT geram trabalho e renda

Viana: “Foram criados 20 milhões de empregos
com carteira assinada durante os governos
petistas”

“Alguns que torcem pela desmoralização do Brasil, erram em suas previsões”. Assim o senador Jorge Viana (PT-AC) resumiu as conquistas dos governos petistas quando o tema é trabalho. Na véspera da data em que se comemora do Dia do Trabalhador – 1º de maio – Viana atestou que poucos governos têm dados tão positivos a apresentar.

“Enquanto em 2013 o mundo contabilizava  200 milhões de desempregados, o Brasil da presidenta Dilma Rousseff, encerrou o ano com a criação de 5 milhões de novos empregos”, alfinetou.

“Por que será que na véspera do Dia do Trabalho o tema emprego não é assunto nos jornais brasileiros? Eu acho que é assunto, sim, ter um País que está gerando emprego enquanto o mundo está contando desempregados”, alfinetou. E emendou: “a melhor política social é o trabalho”.

O senador apresentou números para comparar a realidade brasileira com a do restante do mundo. “A Espanha tem 26% de desempregados; a África do Sul, 25%; Portugal, 17%; Itália, 12%; a média da Zona do Euro também é de 12% e o Brasil não passa de 5% – índice considerado pleno emprego”, detalhou, destacando que, depois que o PT passou a ocupar a Presidência da República, foram criados 20 milhões de empregos com carteira assinada.

“Gostaria de fazer um apelo aos analistas econômicos para que, amanhã, abordem o assunto em suas colunas. Aí, então, veremos, pela primeira vez, elogios a Lula e Dilma pela criação de 20 milhões de empregos com carteira assinada”, cutucou o senador, lembrando que , enquanto a mídia e a oposição se ocupam em comparar os governos petistas e tucano, “como se o Brasil estivesse  agora no fundo do poço, a contradição é que o País estava muito pior antes dos mesmos governos petistas”.

Munidos de dados, Viana disse que, em oito anos, o PSDB criou pouco mais de cinco milhões de empregos, enquanto que, só nos três anos e quatro meses de governo Dilma, mais de 4 milhões de empregos foram criados. “Os mesmos que nos criticam, nos diminuem e tentam nos colocar no corner não falam nisso”, reclamou.

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) aparteou Viana, apelando aos jornais para que, na edição deste primeiro de maio, dediquem ao pronunciamento e aos dados apresentados “o mesmo espaço que têm dado a quem tenta passar a ideia de que o Brasil está à beira do abismo e apostam em uma briga política entre Lula e Dilma”, disse.

Jorge Viana encerrou seu pronunciamento cumprimentando “a todos que dedicam a vida ao trabalho”.

Giselle Chassot

Leia mais:

Comemorações de 1º de Maio: CUT divulga atividades nos estados

Tempestade em copo d’água – Por Cláudio Puty

Impune, mídia hegemônica deturpa novamente declarações de Lula

Lula recebe seu 27º titulo de doutor honoris causa

IBGE aponta: desemprego continua caindo


To top