Jorge Viana pede agilidade em obras nas estradas do Estado do Acre

Jorge Viana pede agilidade em obras nas estradas do Estado do Acre

Viana pede ação emergencial do DNIT: “o pior que pode acontecer no Acre é uma interdição da BR-364 por conta de chuvas”Devido à situação precária de rodovias do Acre, o senador Jorge Viana (PT-AC) quer agilidade do governo federal na conclusão de obras importantes no Estado. Entre elas, as que estão sendo feitas na BR-364 e a BR-317. O pedido foi feito em audiência no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nesta segunda-feira (17). 

Antes do encontro, Viana manifestou preocupação com o trecho da BR-364 na região acreana do Juruá, em discurso ao plenário do Senado. 

A via é uma das obras que o parlamentar trabalhou com intensidade no período em que foi governador do Estado, entre 1999 e 2006. Apesar do apoio do governo federal para a conclusão das obras, especialmente durante a gestão Lula, o senador lembrou que a região tem uma série de problemas, como o solo frágil e as chuvas, o que dificulta a manutenção no local. 

“E eu vou fazer um apelo ao DNIT que faça uma ação emergencial, porque o que de pior que pode acontecer no Acre é uma interdição da BR-364 por conta de chuvas. E aquela estrada que eu trabalhei tanto, no período em que ela passar dois anos sem uma boa manutenção, há risco sim de fechar, por conta do tipo de solo que temos, das condições climáticas, da falta de pedra e da precariedade”, disse Viana. 

Outra reivindicação do parlamentar junto ao DNIT é a conclusão dos trabalhos na Marinho Monte, umas das principais avenidas da cidade de Brasiléia (AC). A via faz parte da BR-317 dentro do município e é onde estão os maiores comerciantes da região. 

Viana também pedirá informações ao DNIT sobre o andamento das obras da ponte do Rio Madeira, que tem mais de 1.200 metros de extensão. “É uma obra que foi contratada no governo da presidenta Dilma, iniciada no governo da presidenta Dilma e precisa ter continuidade agora, independente das crises econômicas e políticas que o Brasil atravessa”. 

O parlamentar foi acompanhado ao DNIT da prefeita recém-eleita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), e da deputada estadual Leila Galvão (PT). 

Eleição ficou para trás 

No discurso, Jorge Viana destacou que tem recebido prefeitos de partidos de situação e da oposição para tratar de temas em favor do Acre. Segundo o senador, a eleição ficou para trás. 

“No caso do Acre, nós não temos segundo turno. O prefeito Marcus Alexandre [reeleito em Rio Branco, capital do Estado] ganhou no primeiro turno. E ele já esteve comigo semana passada, já andamos em seis municípios e trabalhando para que a gente possa deixar a eleição para trás, os conflitos para trás”, disse o senador. 

Ele pediu que, em um momento de crise política, que os prefeitos somem esforços e tomem todos os cuidados em suas gestões. “Sejam criativos. […] Eu acho que os prefeitos eleitos que perderem essa oportunidade de já, na instalação de seus governos, fazerem as mudanças importantes que precisam ser feitas, vão pagar caro mais adiante”, destacou. 

Leia mais:

Viana elogia sensibilidade de Dilma ao liberar recursos para rodovia no Acre 

 

Jorge Viana pede intensificação das obras de recuperação nas BRs 364 e 317

To top