Lula é convidado para lançamento de programa contra a fome no México

Presidente mexicano, Peña Nieto, quer Lula ao seu lado no lançamento do Brasil sem Miséria local para habitantes da região do Chiapas.


Lula também foi convidado pela Africare para
falar sobre o combate à pobreza na África

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falará das experiências bem sucedidas do Brasil no combate à fome e à miséria no México, a convite do presidente Enrique Peña Nieto. Lula participará, nesta sexta-feira 19, do lançamento da Cruzada Nacional contra el Hambre, no estado de Chiapas.

Neste sábado (20/04), Lula estará em Washington, nos Estados Unidos, onde participará do jantar oferecido pela Africare (maior organização sem fins lucrativos focada exclusivamente na África) e entregará o prêmio da entidade para o empresário sudanês Mo Ibrahim, fundador da Mo Ibrahim Foundation, pela sua atuação em favor do desenvolvimento e redução da pobreza na África e pelo trabalho para melhorar a governança dos países africanos.

Lula foi convidado pela Africare para falar sobre o combate à pobreza na África na cerimônia deste ano, após ganhar o prêmio em 2011. À época ele não pode comparecer a cerimônia, por motivos de saúde.

Na última etapa da viagem, em Nova York, na segunda-feira 22, Lula fará uma palestra para investidores promovida pelo banco BTG Pactual e será homenageado no jantar anual do prêmio Em Busca da Paz, promovido pelo International Crisis Group, junto com o presidente de Mianmar, Thein Sein.

Segundo a organização, o Prêmio do Crisis Group “é uma oportunidade para celebrar figuras inspiradoras do governo, diplomacia e políticas públicas, cuja liderança visionária tenha transformado a vida de milhões e trazido a promessa de um mundo livre de conflitos”. Os presidentes dos EUA Bill Clinton e George H.W. Bush, o Prêmio Nobel da Paz Martti Ahtisaari e o financista e filantropo George Soros são algumas das personalidades que já receberam a honraria.

O prêmio para Lula, segundo comunicado do Crisis Group, é por ele ter: “impulsionado seu país a uma nova era econômica e política, tirando milhões de pessoas da pobreza. Sobre esta base sólida, seu governo se tornou um ator regional e mundial crucial, com uma agenda social e trazendo uma abordagem Sul-Sul para a cooperação internacional e o desenvolvimento global.”

O presidente Lula ofereceu aos seus vizinhos regionais uma parceria, fazendo a integração uma realidade concreta. A diplomacia brasileira também ajudou os seus vizinhos da América do Sul a enfrentar suas próprias crises internas.

A solidariedade do Brasil para a África também foi notável, com o país abrindo 17 novas missões diplomáticas no continente durante o governo do presidente Lula. O Brasil também assumiu o comando da operação de manutenção da paz no Haiti e da parte naval da missão da ONU no Líbano.

O governo Lula desenvolveu uma diplomacia autônoma, em harmonia com as exigências da globalização e com os seus projetos de desenvolvimento. Alianças variáveis permitiram a nação a exercer uma presença mundial e aprofundar sua influência. Coalizões, parcerias estratégicas e novas alianças do Brasil permitiram ao país e a seus parceiros preencher o vácuo de poder no campo internacional.”

Lula retorna ao Brasil na terça-feira 23.

 

Com Instituto Lula

 

Leia mais:

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Africare abre escritório no Brasil e propõe parceria com Instituto Lula

To top