Internacional

Lula envia ajuda humanitária aos atingidos pelo conflito no Oriente Médio

Purificadores de água portáteis e kits de medicamentos foram doados pelo governo. Itamaraty também tem a missão de trazer brasileiros e brasileiras ao país. Pelo menos 1.135 pessoas foram repatriadas desde 7 de outubro
Lula envia ajuda humanitária aos atingidos pelo conflito no Oriente Médio

A ajuda humanitária foi enviada em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu para Tel Aviv, em Israel, no dia 16 de outubro

O governo Lula enviou purificadores portáteis de água, kits de medicamentos e insumos de saúde aos territórios de Israel e Palestina. O objetivo é auxiliar os atingidos pelo conflito no Oriente Médio.

A previsão é atender 3 mil pessoas ao longo do mês. De acordo com o Palácio do Planalto, os 40 purificadores têm a capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia e cada kit de medicamentos possui 48 itens.

A ajuda humanitária foi enviada em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu para Tel Aviv, em Israel, no dia 16 de outubro. O objetivo central do voo é repatriar brasileiros e brasileiras que estão na região. 

A missão também ajuda a suprir as crescentes necessidades médicas na região, onde hospitais enfrentam uma aguda escassez de suprimentos.

Os equipamentos de assistência humanitária incluem medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas, totalizando 267 quilos de materiais essenciais para situações de emergência em saúde pública.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a infraestrutura de saúde em Gaza foi gravemente afetada, intensificando o risco de surtos de doenças devido à interrupção do fornecimento de eletricidade e água. 

Pelo menos 95% da população da Faixa de Gaza não tem acesso à água potável. Os purificadores de água enviados pelo governo Lula têm o potencial de gerar mais de 5 mil litros de água potável por dia, contribuindo significativamente para aliviar essa situação crítica.

Confira a matéria na íntegra

To top