Educação pública

Lula reforça papel da educação em entrega de obra na Universidade Federal Fluminense

Presidente participou da solenidade de inauguração do novo prédio mais moderno e completo, com o dobro da estrutura anterior; no ato também foram anunciados investimentos para a Rede Nacional de Cursinhos Populares

Ricardo Stuckert

Lula reforça papel da educação em entrega de obra na Universidade Federal Fluminense

Inauguração do novo campus da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes (RJ) com a presença do presidente Lula, ministros/as e autoridades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na tarde desta segunda-feira (14/4) da inauguração do novo campus da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes (UFF Campos), no Rio de Janeiro. Os recursos do Governo Federal nas novas instalações da UFF Campos somam R$ 72,4 milhões.

A cerimônia celebrou a entrega de um prédio moderno e completo, com o dobro da estrutura anterior. Desde 2016, o campus vinha funcionando em contêineres alugados, dois prédios complementares também alugados e uma unidade própria da universidade.

Na solenidade também foram anunciados novos investimentos para a educação no estado do Rio de Janeiro. Entre eles, a publicação de edital de chamada pública para oferta da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O programa vai apoiar cursinhos de todo o Brasil, além de promover o pagamento de R$ 200 mensais a alunos que desejam ingressar no ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

IR: Governo Lula publica MP que isenta quem ganha até dois salários mínimos

Durante a sua fala na solenidade de inauguração, o presidente Lula reforçou mais uma vez a importância da educação na vida das pessoas, comparando com os sonhos que todos têm na vida.

“A verdade é que a vida da gente é um sonho. A gente nasce e só para de sonhar quando a gente morre. A gente sonha com tudo que a gente deseja na vida. E quando eu venho visitar um prédio desse, que vai servir de sala de aula para milhares de jovens estudarem, eu não poderia dizer outra coisa senão que a sala de aula do ensino fundamental, do ensino médio, do instituto e da universidade não deixa de ser uma sala de sonhos. É ali que a gente sonha em aprender. É ali que a gente sonha em melhorar a vida da nossa família. É ali que a gente sonha em arrumar um emprego melhor, por esse emprego ganhar um salário melhor”, ressaltou o presidente.

Assista ao vídeo com a transmissão da solenidade de inauguração do novo campus da UFF em Campos (RJ)

O presidente Lula reforçou também o papel fundamental da educação no crescimento social e econômico do país.

“Nós temos consciência que não existe nenhum exemplo de sociedade que conseguiu avançar, progredir, melhorar de vida, sem que antes tivesse investido na educação. A educação é a base para que tudo possa acontecer e se transformar. Transformar a vida da gente, a vida de uma cidade, de um estado e a vida de um país”, destacou ele.

Conquista da comunidade acadêmica

A nova sede da UFF representa uma conquista da comunidade acadêmica local, com a interiorização do ensino e democratização do conhecimento. Localizado em posição estratégica no subdistrito de Guarus, o maior aglomerado urbano do município, o campus é orientado para a inclusão das juventudes da periferia e para a promoção do desenvolvimento social e científico do interior fluminense.

Safra recorde deve derrubar o preço dos alimentos, aponta presidente da Conab

Com mais de 40 salas amplas e modernas, 13 laboratórios, biblioteca, auditório, espaços administrativos, gabinetes de pesquisa e ensino, o campus foi projetado para atender às necessidades de estudantes, pesquisadores e comunidade acadêmica. A nova unidade reúne infraestrutura de ponta e abriga os cursos de graduação em Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Psicologia e Serviço Social, além das licenciaturas nas áreas de Ciências Sociais, Geografia e História.

To top