Mandela é símbolo das melhores causas da humanidade, diz Paim

Nelson Mandela é um símbolo das melhores
causas da humanidade

O senador Paulo Paim (PT-RS), único representante negro do Senado, abriu a sessão desta sexta-feira, fazendo uma homenagem ao líder Nelson Mandela, que faleceu ontem (05/12), em Joannesburgo.

Paim considera que a passagem de Mandela entre os homens foi uma viagem, e que o líder sul-africano morreu somente depois de concluída a missão de levar liberdade ao seu povo.

Leia a íntegra do depoimento do senador gaúcho:

Nelson Mandela está nos iluminando lá de cima. Enfim, o homem não entende que a vida aqui na Terra é apenas uma passagem. Cada um de nós tem uma missão; Mandela teve a dele. E a dele foi concluída, por isso Mandela viajou.

A missão de Nelson Mandela foi a mais linda da nossa geração, no mínimo. A missão de Nelson Mandela foi a de cultivar um grande jardim, onde todas as flores, independentemente da cor, tinham o mesmo valor – plantas, árvores, frutos.

Regar diariamente esse jardim, sem desejar nada em troca, foi a missão de Mandela. Podar se necessário, abrir novos caminhos, cuidar, acarinhar, fazer o despertar das consciências, na luta permanente contra todo tipo de preconceito – todo tipo de preconceito!

Ali está Nelson Mandela: em um jardim onde os homens são iguais entre os seus iguais; onde a liberdade canta suas cantigas de embalar, de ninar; onde o beijo resgata a essência das relações humanas; onde o abraço convive, lado a lado, com as pessoas e as suas diferenças, levando fé, respeito e esperança para todo um planeta.

Esse foi e é Nelson Mandela!

As suas ideias, os seus ideais, as suas lindas mensagens ficarão sempre a brilhar junto e à frente de cada um de nós.

Esse foi Nelson Mandela, um africano de todas as cores e sabedorias; um homem que teve a feliz e vitoriosa missão de cultivar o jardim da igualdade.

Assim é a vida, e nós temos de compreender, porque buscamos todos, todos que a eternidade seja nas causas e não nas coisas.

Nelson Mandela é um símbolo das melhores causas da humanidade.

Assim abro a sessão.

To top