Lula Livre

Mendes: Exterior vê Lula como perseguido político

Avaliação foi feita pelo ministro do STF Gilmar Mendes após encontro com comissão da organização que irá acompanhar eleições no País
Mendes: Exterior vê Lula como perseguido político

Foto: Agência Brasil

O ministro do STF Gilmar Mendes revelou nessa quarta-feira (29) o conteúdo da conversa que teve durante encontro ocorrido cinco dias antes com a comissão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que pela primeira vez acompanhará as eleições brasileiras. “Conversei com o pessoal da comissão da OEA, a visão deles é que no exterior colou a ideia de que Lula é um perseguido político”, declarou.

De acordo com o ministro, tal visão é consequência da atuação do Judiciário brasileiro, sobretudo ao tentar impedir que Lula seja candidato sem levar em conta o que manda a lei, sobretudo o princípio fundamental da presunção da inocência.  “Não estamos percebendo isso, que estamos tentando interferir demais na política? Será que nós somos tolos? É um quadro realmente sem noção”, concluiu.

O ministro insinuou que só vê uma maneira de restabelecer alguma credibilidade ao Judiciário brasileiro: respeitar o que diz a Constituição e evitar arbitrariedades como a que resultou na prisão política de Lula .“Vamos ler o texto constitucional como ele está. Qualquer outra situação é devaneio e irresponsabilidade”.

Confira a íntegra da matéria

To top