Mercosul suspende Paraguai e anuncia adesão da Venezuela

 

Paraguai está suspenso do Mercosul até realização das próximas eleições presidências previstas para abril de 2013.

 

 

Paraguai fica de fora do bloco até eleições presidenciais de abril de 2013.
Venezuela entra como membro pleno do bloco comercial em 31 de julho.

O Paraguai está suspenso do Mercosul até a realização das próximas eleições presidências previstas para abril de 2013. Também está confirmada a adesão da Venezuela, como membro pleno do bloco, a partir de 31 de julho.

O anúncio foi feito no final da tarde desta sexta-feira (29/06), no encerramento da reunião do bloco, em Mendoza (Argentina), pelos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, da Argentina, Cristina Kirchner e do Uruguai, José Mujica.

Falando em nome dos chefes de Estado do Mercosul, Kirchner confirmou a suspensão do Paraguai “até que se leve a cabo um processo democrático que novamente instale a soberania popular” no país. As medidas contra o Paraguai são uma resposta ao processo de impeachment do presidente Fernando Lugo, ocorrido na semana passada e que foi repudiado pelos países sul-americanos.

Segundo Cristina, a suspensão não diminui o compromisso do bloco com o desenvolvimento econômico do Paraguai.

“De acordo com o estabelecido no protocolo, a plena vigência democrática é condição essencial para o processo de integração”, diz a resolução da cúpula. “O espírito do protocolo é o restabelecimento da institucionalidade, sem que ele menoscabe o funcionamento do bloco”.

Mais cedo, em Assunção, Federico Franco, empossado na presidência do Paraguai após o afastamento de Lugo,  disse que, se a suspensão paraguaia se confirmasse, o país iria buscar novos parceiros comerciais.

Venezuela
A Venezuela será incorporada oficialmente ao bloco em cerimônia que será realizada no Rio de Janeiro, em 31 de julho, anunciou a presidenta Cristina Kirchner. Ela argumentou que a decisão de incorporar a Venezuela vai permitir que o bloco regional se fortaleça perante os embates da crise internacional.

Com informações de agências

Leia mais:
Mercosul: Brasil, Argentina e Uruguai definem suspensão do Paraguai

Líder apresenta moção de repúdio ao golpe no Paraguai

Paraguai: Patriota debaterá destituição de Lugo no dia 11 de julho

Lindbergh participa de movimento pelo respeito à democracia no Paraguai

To top